MÁQUINA E REALIDADE: CIBERNÉTICA, AUTOPOIESE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM FÉLIX GUATTARI

Palavras-chave: Subjetividade, máquina, realidade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar o conceito de máquina e a consequente apropriação do mesmo nas discussões sobre a subjetividade. É um estudo teórico na interface entre psicologia, filosofia, física e biologia. Nesse sentido, ele se inicia apresentando que, na modernidade, a analogia à máquina foi estendida à compreensão do universo como sendo um relógio preciso e geometricamente previsível em seu funcionar. E se, até o século XVIII, a vida, o corpo e o cosmos foram significados, pela ciência emergente, como uma máquina mecânica (de movimento calculável em sua previsibilidade), no século XIX estes passaram igualmente a serem compreendidos como uma máquina térmica, com seus desdobramentos na física da termodinâmica e na cibernética. No final do século XX, a partir dos trabalhos dos biólogos Francisco Varela e Humberto Maturana, o conceito de máquina autopoiética ganhou relevância nos estudos sobre a vida e sobre a cognição, sendo este apropriado por Félix Guattari no desenvolvimento de seu conceito de produção de subjetividade e suas problematizações em torno dos processos de subjetivação.  Assim, o conceito de máquina saiu das limitações de uma leitura mecânica e termodinâmica da realidade, para uma abordagem existencial, processual e inventiva da subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Simonini, Universidade Federal de Viçosa/MG
Psicólogo, Mestre em Psicologia Social (UERJ), Doutor em Educação (UERJ), Pós-doutorando em Psicologia (PUC/MG), Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa/MG.
Roberta Carvalho Romagnoli, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Psicóloga, Mestre em Psicologia Social pela UFMG, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC SP. Pós doutora em Análise Institucional pela Universidade Cergy-Pontoise, França. Professora do programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas. Pesquisadora do CNPq e da FAPEMIG.
Publicado
2019-07-23
Como Citar
Simonini, E., & Romagnoli, R. C. (2019). MÁQUINA E REALIDADE: CIBERNÉTICA, AUTOPOIESE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM FÉLIX GUATTARI. Psicologia Em Estudo, 24. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.45522
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus