INTENÇÃO E ATENÇÃO FACE À APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO BRASILEIRO

Palavras-chave: Aprendizagem escolar;, ensino profissionalizante;, estudantes de ensino médio.

Resumo

O estudo do qual este artigo faz um recorte teve como objetivo caracterizar as estratégias de aprendizagem de estudantes de Ensino Técnico brasileiro brasileiro. A amostra compreendeu 20 estudantes que cursavam o primeiro ano do ensino médio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, no ano de 2014, que foram inquiridos sobre as suas estratégias de aprendizagem. Os participantes foram entrevistados sobre a sua ‘intenção’ (o que procuram fazer para aprender) e a sua ‘atenção’ (o seu enfoque quando aprendem). As respostas foram sujeitas a uma análise temática, que sugerem uma replicação da ‘estratégia de superfície’ (intenção de mecanizar a aprendizagem – atenção à forma), da ‘estratégia de profundidade’ (intenção de compreender – atenção ao conteúdo) e da estratégia intermédia (intenção de memorizar e compreender – atenção à forma e conteúdo). Foram igualmente encontradas variações daquelas estratégias. Os resultados são analisados à luz das características dos estudantes inquiridos e das particularidades do Ensino Técnico brasileiro.

Palavras-chave: Ensino profissional; ensino técnico; estratégias de aprendizagem

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Referências

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Publicado
2020-06-04
Como Citar
Fontes, M. A., & Duarte, A. M. (2020). INTENÇÃO E ATENÇÃO FACE À APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO BRASILEIRO . Psicologia Em Estudo, 25. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.45939
Seção
Artigos originais

 

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