INTENÇÃO E ATENÇÃO FACE À APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO BRASILEIRO
Resumo
O estudo do qual este artigo faz um recorte teve como objetivo caracterizar as estratégias de aprendizagem de estudantes de Ensino Técnico brasileiro brasileiro. A amostra compreendeu 20 estudantes que cursavam o primeiro ano do ensino médio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, no ano de 2014, que foram inquiridos sobre as suas estratégias de aprendizagem. Os participantes foram entrevistados sobre a sua ‘intenção’ (o que procuram fazer para aprender) e a sua ‘atenção’ (o seu enfoque quando aprendem). As respostas foram sujeitas a uma análise temática, que sugerem uma replicação da ‘estratégia de superfície’ (intenção de mecanizar a aprendizagem – atenção à forma), da ‘estratégia de profundidade’ (intenção de compreender – atenção ao conteúdo) e da estratégia intermédia (intenção de memorizar e compreender – atenção à forma e conteúdo). Foram igualmente encontradas variações daquelas estratégias. Os resultados são analisados à luz das características dos estudantes inquiridos e das particularidades do Ensino Técnico brasileiro.
Palavras-chave: Ensino profissional; ensino técnico; estratégias de aprendizagem
Downloads
Referências
Biggs, J. B. (1987). Student approaches to learning and studying. Hawthorn: Australian Council for Educational Research Limited.
Choy, S., & Delahaye, B. (2012, July). Learning approaches, study orientation and readiness for self-directed learning of youth in TAFE. In Vocational Education and Training Research Conference, Coffs Harbour.
Duarte, A. M. (2002). Aprendizagem, Ensino e Aconselhamento Educacional. Porto: Porto Editora.
Lourenço, A. A., & Paiva, M. O. (2015). Abordagens à aprendizagem: a dinâmica para o sucesso académico. CES Psicologia, 8(2), 47-75.
Meira. C. A. (2015). A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Espírito Santo centro de ciências jurídicas e econômicas programa de pós-graduação em gestão pública, Vitória.
Richardson, J. T. (2015). Approaches to learning or levels of processing: what did Marton and Säljö (1976a) really say? the legacy of the work of the Göteborg Group in the 1970s. Interchange: A Quarterly Review of Education, 46(3), 239-269.
Scacchetti, F. A. P., Oliveira, K. L., & Rufini, S. E. (2014). Medida de motivação para aprendizagem no Ensino Técnico Profissional. Avaliação Psicológica, 13(2), 297-305.
Copyright (c) 2020 Psicologia em Estudo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.