REPRESENTACIÓN SOCIAL DE LA ESCUELA: RELATO DE UN ESTUDIO DE CASO INSTRUMENTAL

  • Taimara Foresti Faculdade Meridional (IMED)
  • Israel Kujawa Faculdade Meridional (IMED)
  • Naiana Dapieve Patias Faculdade Meridional (IMED)
  • Pedrinho Arcides Guareschi
Palabras clave: Escuela;, estudio de caso;, representación social.

Resumen

La infrecuencia, la evasión y el abandono escolar se presentan como un problema social en legislaciones que regulan una universalización del acceso escolar. La presente investigación buscó identificar cómo las representaciones sociales que tienen un historial de infrecuencia escolar, tienen un respeto por la escuela y en cuánto contribuyeron estos significados al fortalecimiento o debilitamiento de su vínculo escolar. Para ello, un adolescente participó en el estúdio, 1er año de bachillerato, con edad de 16 años. Se utilizaron como instrumento de recopilación de datos, entrevista semiestructurada, diseño libre, diario de campo y observación libre. El análisis de la información se realizo a partir de la propuesta de Creswell, de la cual se derivaron três temas: (a) Una infrecuencia escolar como coadyuvante de un contexto; (b) El rescate de las potencialidades virtuosas: una mirada a la singularidad y (c) La escuela como un lugar de fortalecimiento de las potencialidades virtuosas. Los resultados encontrados en eso estudio indicó que la escuela fue representada por el estudiante de una manera diferente según la experiencia de cada escuela. De ese modo, se hace necesario que las escuelas son espacios que consideran las singularidades y necesidades de sus alumnos.

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Biografía del autor/a

Taimara Foresti, Faculdade Meridional (IMED)
Mestra em Psicologia pela Faculdade Meridional (IMED), Pós Graduada em Psicologia Jurídica pela Faculdade Meridional (IMED), Bacharel em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
Israel Kujawa, Faculdade Meridional (IMED)
Pós-Doutor em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP,2017). Possui graduação em Filosofia (UPF-RS, 1992), especialização em Filosofia Contemporânea (PUC-MG, 1995), em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Estrangeira(UPF-RS, 2000), mestrado em Educação (UPF-RS, 2007) e doutorado em Psicologia (UFRGS, 2016). Professor do Curso de Psicologia da IMED. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da IMED.
Naiana Dapieve Patias, Faculdade Meridional (IMED)
Possui graduação em Psicologia (2009) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Criança e Adolescente em situação de risco (2011) (UNIFRA) e em Psicologia Escolar (2016) (Faculdade Monteiro Lobato - FATO). Possui Mestrado em Psicologia (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutorado em Psicologia (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente trabalha como docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da IMED (Faculdade Meridional, Passo Fundo, RS).
Pedrinho Arcides Guareschi
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1969), graduação em Teologia pelo Instituto Redentorista de Estudos Superiores de SP (1964), Pós Graduação em Sociologia pela PUCRS (1965), graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1968), mestrado em Psicologia Social - Marquette University Milwaudee (1973), doutorado em Psicologia Social - University Of Wisconsin At Madison (1980).Pós-doutorado no departamento de Ciências Sociais na Universidade de Wisconsin (1991). Pós-doutorado no departamento de Ciências Socias na Universidade de Cambridge (2002). Pós-doutorado na Università degli Studi La Sapienza, Roma, no departamento de Psicologia (2014/15). De 1969 a 2009 foi professor no Programa de Pós Graduação em Psicologia na PUCRS. Atualmente é professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conferencista Internacional.

Citas

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Publicado
2022-12-15
Cómo citar
Foresti, T., Kujawa, I., Patias, N. D., & Guareschi, P. A. (2022). REPRESENTACIÓN SOCIAL DE LA ESCUELA: RELATO DE UN ESTUDIO DE CASO INSTRUMENTAL. Psicologia Em Estudo, 28. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.46260
Sección
Artigos originais

 

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