REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: RELATO DE UM ESTUDO DE CASO INSTRUMENTAL

  • Taimara Foresti Faculdade Meridional (IMED)
  • Israel Kujawa Faculdade Meridional (IMED)
  • Naiana Dapieve Patias Faculdade Meridional (IMED)
  • Pedrinho Arcides Guareschi
Palavras-chave: : Escola;, estudo de caso;, representação social.

Resumo

A infrequência, evasão e o abandono escolar se apresentam como um problema social apoiado em legislações que regulamentam a universalização do acesso escolar. A presente pesquisa tem como meta identificar as representações sociais que um estudante, com histórico de infrequência escolar, possui a respeito da escola e de quanto essas significações contribuíram com o fortalecimento ou enfraquecimento de seu vínculo escolar. Para tanto, foi participante do estudo um adolescente do primeiro ano do ensino médio, com idade de 16 anos. Foram utilizados, como instrumento de coleta de dados, um roteiro de entrevista semiestruturada, desenho livre, diário de campo e observação livre. A análise das informações foi realizada baseando-se na proposta de Creswell da qual derivaram três temas: (a) a infrequência escolar como coadjuvante de um contexto; (b) o resgate das potencialidades virtuosas: um olhar para a singularidade e (c) escola como um lugar de fortalecimento das potencialidades virtuosas. Os resultados encontrados nesse estudo indicaram que a escola foi representada pelo estudante de forma distinta de acordo com cada vivência escolar. Desse modo, é necessário que as escolas sejam espaços que considerem as singularidades e necessidades de seus estudantes.

Palavras-chave: escola, estudo de caso, representação social

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Biografia do Autor

Taimara Foresti, Faculdade Meridional (IMED)
Mestra em Psicologia pela Faculdade Meridional (IMED), Pós Graduada em Psicologia Jurídica pela Faculdade Meridional (IMED), Bacharel em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
Israel Kujawa, Faculdade Meridional (IMED)
Pós-Doutor em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP,2017). Possui graduação em Filosofia (UPF-RS, 1992), especialização em Filosofia Contemporânea (PUC-MG, 1995), em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Estrangeira(UPF-RS, 2000), mestrado em Educação (UPF-RS, 2007) e doutorado em Psicologia (UFRGS, 2016). Professor do Curso de Psicologia da IMED. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da IMED.
Naiana Dapieve Patias, Faculdade Meridional (IMED)
Possui graduação em Psicologia (2009) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Criança e Adolescente em situação de risco (2011) (UNIFRA) e em Psicologia Escolar (2016) (Faculdade Monteiro Lobato - FATO). Possui Mestrado em Psicologia (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutorado em Psicologia (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente trabalha como docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da IMED (Faculdade Meridional, Passo Fundo, RS).
Pedrinho Arcides Guareschi
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1969), graduação em Teologia pelo Instituto Redentorista de Estudos Superiores de SP (1964), Pós Graduação em Sociologia pela PUCRS (1965), graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1968), mestrado em Psicologia Social - Marquette University Milwaudee (1973), doutorado em Psicologia Social - University Of Wisconsin At Madison (1980).Pós-doutorado no departamento de Ciências Sociais na Universidade de Wisconsin (1991). Pós-doutorado no departamento de Ciências Socias na Universidade de Cambridge (2002). Pós-doutorado na Università degli Studi La Sapienza, Roma, no departamento de Psicologia (2014/15). De 1969 a 2009 foi professor no Programa de Pós Graduação em Psicologia na PUCRS. Atualmente é professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conferencista Internacional.

Referências

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Publicado
2022-12-15
Como Citar
Foresti, T., Kujawa, I., Patias, N. D., & Guareschi, P. A. (2022). REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: RELATO DE UM ESTUDO DE CASO INSTRUMENTAL. Psicologia Em Estudo, 28. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.46260
Seção
Artigos originais

 

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