TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS COM MÃES DE PRÉ-ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Resumo
Desenvolveu-se um Programa de Treinamento de Habilidades Sociais Educativas com mães de pré-adolescentes com deficiência auditiva. Duas mães constituíram o Grupo Experimental (GE) e duas, o Controle (GC). Buscou-se avaliar os efeitos do Programa no repertório de comportamentos das mães e dos filhos por meio do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P) e o do Child Behavior Checklist (CBCL). Foi utilizado o método Jacobson Truax para análise dos dados do RE-HSE-P, obtendo mudanças confiáveis em relação ao incremento das habilidades sociais educativas positivas e das habilidades sociais infantis para o GE. Os dados do CBCL indicaram problemas de comportamento internalizantes no GE e em um participante do GC e problemas de comportamento externalizantes em um participante do GC na pré e na pós-intervenção e na avaliação follow up (para o GE). Acredita-se que o desenvolvimento de Programas nestes moldes pode se constituir em um importante aliado da fonoterapia.
Downloads
Referências
Abramides, D.V.M. (2008). Aspectos psicossociais da aquisição e desenvolvimento da linguagem. In D.A.C., Lamonica, Estimulação da Linguagem: aspectos teóricos e práticos (pp.29-41). São José dos Campos: Pulso.
Achenbach T. M. (2001). Manual for the Child Behavior Checklist/6-18 and 2001 profile. Burlington: University of Vermont.
Antonopoulou, K., Hadjikakou K., Stampoltzis A., & Nicolaou N. (2012). Parenting Styles of Mothers With Deaf or Hard-of-Hearing Children and Hearing Siblings. Journal of Deaf Studies and Deaf Education. 17(3), 306-318.
Bolsoni-Silva, A.T. (2007). Intervenção em grupo para pais: descrição de procedimento. Temas em Psicologia. 15(2), 217-235.
Bolsoni-Silva, A.T., Rodrigues, O.M.P.R., Abramides, D.V.M., Souza, L.S., & Loureiro, S.R. (2010). Práticas educativas parentais de crianças com deficiência auditiva e de linguagem. Revista Brasileira de Educação Especial, 16(2), 265-282.
Bolsoni-Silva, A.T., Loureiro, S.R., & Marturano, E.M. (2014). RE-HSE-P-Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais. Manual Técnico. São Carlos: Suprema Gráfica e Editora.
Bolsoni-Silva, A,T., Marturano, E.M., & Silveira, F.F. (2006). Cartilha informativa. Orientação para pais e mães. São Carlos: Suprema Editora.
Bolsoni-Silva, A,T., & Silveira, F.F. (2018). Promove-Pais.Treinamento de Habilidades Sociais Educativas: guia teórico e prático. São Paulo: Hogrefe.
Cozby, P.C. (2003). Delineamentos quase-experimentais, delineamentos com sujeito único e delineamentos de pesquisa sobre desenvolvimento. In Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. (pp.237-256), São Paulo: Atlas.
Decker, K.B., & Vallotton, C.D. (2016). Early Intervention for Children With Hearing Loss: Information Parents Receive About Supporting Children’s Language. Journal of Early Intervention. 38(13), 151-169.
Del Prette, A., & Del Prette, Z.A.P. (orgs.) (2011). Habilidades sociais. Intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Espe-Scherwindt, M., & Serrano, A.M. (2016). Se necesitan 2: el papel de las prácticas centradas en la familia en intervención de la comunicación. Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología. 36(4), 162-169.
Gràcia, M., & Domeniconi, C. (2017). Valoración de las rutinas e interacciones comunicativas de familias de preescolares y diseño de una intervención centrada en la família. Investigação Qualitativa em Educação. 1, 116-121.
Guijo, L.M., & Delgado-Pinheiro, E.M.C. (2016). Caracterização da interação comunicativa entre pais de crianças e adolescentes deficientes auditivos que utilizam comunicação oral. Revista CEFAC. 18(5), 1061-1068.
Herman, K.C., Borden, L.A., Reinke, W.M., & Webster-Stratton, C. (2011). The impact of the Incredible Years parent, child, and teacher training programs on children's co-occurring internalizing symptoms. School Psychology Quarterly. 26(3), 189-201.
Ida Institute [Internet] 2014 [citado em 2014 Nov 20]. Disponível em: http://idainstitute.com.
Jacobson, N.S., & Truax, P. (1992). Clinical significance: A statistical approach to defining meaningful change in psychotherapy research. In A.E., Kazdin. Methodological issues and strategies in clinical research (pp.521-238). Washington: Copyright.
Ketelaar, L., Wiefferink C.H., Frijns J.H.M., & Rieffe, C. (2017). Children with Cochlear Implants and Their Parents: Relations Between Parenting Style and Children’s Social-Emotional Functioning. Ear and Hearing. 38(3), 321-333.
Leonardi, J.L., & Meyer, S.B. (2015). Prática Baseada em Evidências em Psicologia e a História da Busca pelas Provas Empíricas da Eficácia das Psicoterapias. Psicologia Ciência e Profissão. 34 (4) 1139-1156.
Motti, T.F.G., & Pardo, M.B.L. (2010). Intervenção com pais de crianças deficientes auditivas: elaboração e avaliação de um programa de orientação não presencial. Revista Brasileira de Educação Especial. 16(3), 447-462.
Orti, N.P., Bolsoni-Silva, A.T., & Villa, M.B. (2015). Assessment of the Effects of a Parental Intervention with Mothers of Children with Internalizing Problems. Advances in Research. 4(5), 279-292.
Pena, L.M., Lemos, S.M.A., & Alves, C.R.L. (2015). Auditory and language skills of children using hearing AIDS. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. 81 (2), 148-157.
Prado, M.C.R, & Abramides, D.V.M. (2018). The use of everyday scenarios based on the educational tool “My World” in mothers of children and adolescents with hearing loss. Audiology Communication Research. 23, 1-5.
Ribas-Prado, M.C., Calais, S.L., & Cardoso, H.F. (2016). Stress, depressão e qualidade de vida em beneficiários de programas de transferência de renda. Interação em Psicologia. 20(3), 330-340.
Rocha, M.M.R., Del Prette, Z.A.P., & Del Prette, A. (2013). Avaliação de um programa de habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamento. 21(3), 359-375.
Rodrigues, O.M.P.R., Carrara, M., Palamin, M.E.G., & Bolsoni-Silva, A.T. (2010) Práticas educativas parentais: a deficiência auditiva pode fazer a diferença? Revista Pensando Famílias. 14(1), 141-162.
Traci, M.A., & Koester, L.S. (2010). Parent-infant interactions: A transactional approach to understanding the development of deaf infants. In M. Marschark & P. Spencer (Eds.) The Oxford handbook of deaf studies, language and education, 2nd Edition (pp. 200-213).NY: Oxford.
Weber, L. (2014). Eduque com carinho. Curitiba: Juruá, 5ª Edição, 16ª Tiragem.
Copyright (c) 2022 Psicologia em Estudo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.