TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS COM MÃES DE PRÉ-ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Abstract

Desenvolveu-se um Programa de Treinamento de Habilidades Sociais Educativas com mães de pré-adolescentes com deficiência auditiva. Duas mães constituíram o Grupo Experimental (GE) e duas, o Controle (GC). Buscou-se avaliar os efeitos do Programa no repertório de comportamentos das mães e dos filhos por meio do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P) e o do Child Behavior Checklist (CBCL). Foi utilizado o método Jacobson Truax para análise dos dados do RE-HSE-P, obtendo mudanças confiáveis em relação ao incremento das habilidades sociais educativas positivas e das habilidades sociais infantis para o GE. Os dados do CBCL indicaram problemas de comportamento internalizantes no GE e em um participante do GC e problemas de comportamento externalizantes em um participante do GC na pré e na pós-intervenção e na avaliação follow up (para o GE). Acredita-se que o desenvolvimento de Programas nestes moldes pode se constituir em um importante aliado da fonoterapia.

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Biografie autore

Mariani da Costa Ribas do Prado, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - Universidade de São Paulo
Seção de Psicologia - HRAC / USP
Dagma Venturini Marques Abramides, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo
Departamento de Fonoaudiologia

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Pubblicato
2022-02-08
Come citare
do Prado, M. da C. R., & Abramides, D. V. M. (2022). TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS COM MÃES DE PRÉ-ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Psicologia Em Estudo, 27. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.47686
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