LUDOTERAPIA E ALTERIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE LUDOTERAPIA GRUPAL À LUZ DE LÉVINAS

  • Alice Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba
  • Sandra Souza Universidade Federal da Paraíba.
Palavras-chave: Ludoterapia;, Emmanuel Lévinas;, alteridade.

Resumo

A ludoterapia de orientação humanista de Axline se baseia no pressuposto de que o jogo é a maneira natural da criança se expressar. Contudo, essa abordagem parece apresentar algumas lacunas éticas no que diz respeito à relação da criança com o Outro. Tais lacunas foram discutidas a partir do pensamento do filósofo Emmanuel Lévinas, que tratou da ética da alteridade radical. Neste sentido, este trabalho reflete como a ética levinasiana pode se manifestar não só na ludoterapia, mas também na prática clínica, por meio de uma pesquisa qualitativa com metodologia de estudo de caso. O grupo terapêutico aconteceu em 14 sessões de aproximadamente uma hora e era formado por três crianças de 5 a 7 anos. As sessões foram descritas de forma narrativa e a terapeuta escreveu, a partir delas, as suas Versões de Sentido. Ademais, foram realizadas anamneses, devolutivas, entrevistas com outros profissionais da saúde e visitas escolares. As sessões foram analisadas a partir da descrição e compreensão dos sentidos. Verificou-se que o processo grupal pareceu caminhar para uma maior abertura e proximidade entre os participantes do grupo e que a terapeuta precisou ir em direção à criança, isto é, demonstrar abertura à sua diferença. Concluiu-se que, ao entrar na brincadeira junto à criança, o psicoterapeuta não pôde apreender o mundo infantil, mas apenas cumprir com o seu dever ético e inferir que o encontro com as crianças em terapia significa descobrir a diferença pela via traumática. Ressaltou-se, além disso, a dificuldade em teorizar sobre a criança ou a infância, visto que ambas só têm sentido enquanto for fomentado o respeito à alteridade.

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Biografia do Autor

Alice Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba
Psicóloga formada pela Universidade Federal da Paraíba.
Sandra Souza, Universidade Federal da Paraíba.
Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fez estágio de doutoramento na Universidade Complutense de Madrid ? Espanha. É mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e psicóloga graduada na área Humanista - Existencial pela UFPB. É professora Associada da Universidade Federal da Paraíba do Departamento de Psicologia com Regime de Dedicação Exclusiva e serve como parecerista ad hoc das revistas: The Spanish Journal of Psychology, Psico (PUCRS), Psico-USF, Revista Avaliação Psicológica, Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, Arquivos Brasileiros de Psicologia, Psicologia: Teoria e Pesquisa, Estudos de Psicologia (Natal), Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial e Revista Psicologia: Organizações e Trabalho. Foi integrante do GT-POT (Grupo de Trabalho em Psicologia Organizacional e do Trabalho) da ANPEPP, de 2008 a 2016. Tem experiência na área de Psicologia Social e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, bem-estar subjetivo, valores humanos, Espiritualidade e Saúde e Psicologia Positiva. Foi coordenadora da da Clínica-Escola de Psicologia da UFPB entre 2012 e 2014, sendo atualmente vice-coordenadora.

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Publicado
2022-02-09
Como Citar
Vasconcelos, A., & Souza, S. (2022). LUDOTERAPIA E ALTERIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE LUDOTERAPIA GRUPAL À LUZ DE LÉVINAS. Psicologia Em Estudo, 27. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.47800
Seção
Artigos originais

 

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