IRA E CYBERBULLYING ENTRE ADOLESCENTES: AMIZADE, INJUSTIÇA E IMAGEM EM AMBIENTES DIGITAIS

  • Andrés Marín-Cortés Universidad de San Buenaventura
  • Valentina Herrera Pérez Universidad de San Buenaventura
  • María Paula Aguirre Universidad de San Buenaventura
Palavras-chave: Cyberbullying;, emoções;, adolescentes.

Resumo

O cyberbullying é um problema crescente, especialmente entre a população adolescente. Esse fenômeno merece pesquisas científicas que visam explicá-lo no maior número possível de aspectos, incluindo emoções. Dentro dessa estrutura, a presente investigação se preocupa em analisar a raiva em adolescentes envolvidos em situações de cyberbullying. Foi realizado um estudo com desenho qualitativo e método fenomenológico-hermenêutico, no qual foram entrevistados 31 adolescentes entre 12 e 17 anos de idade, envolvidos em situações de cyberbullying no papel de vítimas ou espectadores. As vítimas do cyberbullying sentem raiva, principalmente quando os ataques são de pessoas que consideram amigas. Essa emoção é experimentada junto com outros afetos, como tristeza e vergonha. Para os espectadores, a raiva está associada a situações de injustiça e à percepção de que os agressores não têm empatia pelas vítimas. Os adolescentes reconhecem os efeitos negativos que o cyberbullying tem sobre a imagem das pessoas em ambientes digitais. Compreender o lugar que as emoções ocupam nas agressões mediadas pelas TIC é essencial para gerar conhecimento que serve de base para o desenho e implementação de programas de intervenção psicossocial do cyberbullying e promover espaços de reflexão sobre o que significa intimidade, amizade e confie na era digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrés Marín-Cortés, Universidad de San Buenaventura

Doctorando en Ciencias Sociales (UBA, Argentina), Magister en Psicología y Psicólogo (USB, Colombia). Profesor Asociado de la Facultad de Psicología de la Universidad de San Buenaventura. Investigador Asociado Colciencias en temas de ciberpsicología y usos de tecnologías digitales. Grupo de Estudios  Clínicos y Sociales en Psicología.

Valentina Herrera Pérez, Universidad de San Buenaventura

Auxiliar de investigación. Grupo de Investigación de Estudios Clínicos y Sociales en Psicología. Facultad de Psicología. Universidad de San Buenaventura.

María Paula Aguirre, Universidad de San Buenaventura

Auxiliar de investigación. Grupo de Investigación de Estudios  Clínicos y Sociales en Psicología. Facultad de Psicología. Universidad de San Buenaventura.

Publicado
2021-07-19
Como Citar
Marín-Cortés, A., Herrera Pérez, V., & Aguirre, M. P. (2021). IRA E CYBERBULLYING ENTRE ADOLESCENTES: AMIZADE, INJUSTIÇA E IMAGEM EM AMBIENTES DIGITAIS . Psicologia Em Estudo, 26. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v26i0.51343
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus