MÍDIA E PSICOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavras-chave: Mídia;, psicologia;, comunicação.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão de literatura a fim de identificar a produção sobre mídia desenvolvida pela área da psicologia no Brasil. Para tanto, foram feitos levantamentos em bases de dados nacionais, utilizando duas combinações de descritores: mídia e psicologia; comunicação e psicologia. Com os dados obtidos foi possível verificar a exígua produção sobre o tema. Por meio da análise dos artigos foram identificados autores e instituições que se destacam na produção do conhecimento sobre o assunto. Também, verificou-se que a mídia aparece nos artigos tanto como objeto de estudo, quanto como instrumento para coleta de informações. A análise apontou que o interesse pela psicologia em pesquisar a mídia aumentou na última década. Nos últimos anos, o meio digital vem ganhando destaque entre as pesquisas. Por fim, espera-se que esta pesquisa, além de apresentar um panorama da produção acadêmica da psicologia brasileira sobre mídia, possa apontar as lacunas, indicando novas e urgentes possibilidades de investigação sobre a interface mídia e psicologia.

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Biografia do Autor

Raquel de Barros Pinto Miguel, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Ciências Humanas - UFSC. Pós-doutora pela Université Paris Diderot - Paris 7 e pela Université Paris 13 - Sorbonne Paris Cité. Docente do departamento de Psicologia da UFSC. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade (NUGEMS/UFSC), pesquisadora vinculada ao Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE/UFSC) e ao Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC). Coordenadora do CEDOC - Centro de Documentação do IEG.

Derick Henri Guirunas, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista voluntário de Iniciação Científica no Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade (NUGEMS/UFSC).

Gabriel Carvalho Leandro, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista voluntário de Iniciação Científica no Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade (NUGEMS/UFSC). Coordenador do Núcleo Regional Florianópolis da Abrapso (Associação Brasileira de Psicologia Social).

Maria Laura Silveira dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista voluntária de Iniciação Científica no Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade (NUGEMS/UFSC) e no Núcleo de Análise do Comportamento (NAC/UFSC). Bolsista no Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE/UFSC).

Marina Brinkmann de Arruda Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista voluntária de Iniciação Científica no Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade (NUGEMS/UFSC).

Safira Karen Palma, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista voluntária de Iniciação Científica no Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade (NUGEMS/UFSC).

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Publicado
2023-09-11
Como Citar
Miguel, R. de B. P., Derick Henri Guirunas, Gabriel Carvalho Leandro, Maria Laura Silveira dos Santos, Marina Brinkmann de Arruda Campos, & Safira Karen Palma. (2023). MÍDIA E PSICOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Psicologia Em Estudo, 28. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.54181
Seção
Artigos originais

 

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