COMPREENSÃO DE CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES SOBRE FORÇAS DE CARÁTER: UM ESTUDO QUALITATIVO

  • Luiza Santos D'Azevedo Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Bruna Simões Tocchetto Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Daniela Centenaro Levandowski Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco
  • Caroline Tozzi Reppold Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave: Caráter;, psicologia positiva;, pesquisa qualitativa.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o conhecimento de crianças e pré-adolescentes em relação aos termos que designam as forças de caráter e compreender como percebem a expressão desses traços nos próprios comportamentos e nos de outras pessoas. Foram entrevistados 17 participantes, de oito a 13 anos (M = 10,6; DP = 1,5). Para cada força foram feitas sete perguntas, que investigavam a definição do termo e exemplos da expressão da força nos outros e nos próprios entrevistados. As entrevistas foram gravadas e transcritas para análise de conteúdo, ao fim gerando categorias para cada força. As forças descritas com maior facilidade pelos participantes e suas respectivas definições foram criatividade (capacidade de criar coisas), curiosidade e amor ao aprendizado (busca de conhecimento e novas experiências), honestidade (falar a verdade), amor (comportamento de dar carinho), bondade (ajudar e cuidar do outro), trabalho em equipe (realização de trabalhos colaborativos em brincadeiras ou atividades escolares), perdão (08 categorias a respeito de sua definição, sem destaque para alguma) e esperança (desejar acontecimento futuro). Esses achados podem tornar mais acessível o desenvolvimento e a avaliação das forças nessa faixa etária. 

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Biografia do Autor

Luiza Santos D'Azevedo, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Psicóloga e mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Especialização em Terapias cognitivo-comportamentais na infância e adolescência (em andamento).

Bruna Simões Tocchetto, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Bacharel em Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUCRS (2012). Pós-graduada em Dinâmicas de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo (SBDG, 2017). Atualmente é mestranda em Psicologia e Saúde pela UFCSPA e atua nas áreas de consultoria em recursos humanos e marketing.

Daniela Centenaro Levandowski, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é docente do Departamento de Psicologia da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde. Também é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da mesma universidade. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Ana Paula Porto Noronha, Universidade São Francisco

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Bolsista Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq.

Caroline Tozzi Reppold, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela UFRGS com pós-doutorado em Psicologia pela UFRGS, em Avaliação Psicológica pela USF e em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. Professora associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica/UFCSPA. Bolsista Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq.

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Publicado
2023-12-19
Como Citar
Santos D’Azevedo, L., Simões Tocchetto, B., Centenaro Levandowski, D., Porto Noronha, A. P., & Tozzi Reppold, C. (2023). COMPREENSÃO DE CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES SOBRE FORÇAS DE CARÁTER: UM ESTUDO QUALITATIVO . Psicologia Em Estudo, 29(1). https://doi.org/10.4025/psicolestud.v29i1.54827
Seção
Artigos originais

 

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