COMPREENSÃO DE CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES SOBRE FORÇAS DE CARÁTER: UM ESTUDO QUALITATIVO
Résumé
Este estudo tem por objetivo analisar o conhecimento de crianças e pré-adolescentes em relação aos termos que designam as forças de caráter e compreender como percebem a expressão desses traços nos próprios comportamentos e nos de outras pessoas. Foram entrevistados 17 participantes, de oito a 13 anos (M = 10,6; DP = 1,5). Para cada força foram feitas sete perguntas, que investigavam a definição do termo e exemplos da expressão da força nos outros e nos próprios entrevistados. As entrevistas foram gravadas e transcritas para análise de conteúdo, ao fim gerando categorias para cada força. As forças descritas com maior facilidade pelos participantes e suas respectivas definições foram criatividade (capacidade de criar coisas), curiosidade e amor ao aprendizado (busca de conhecimento e novas experiências), honestidade (falar a verdade), amor (comportamento de dar carinho), bondade (ajudar e cuidar do outro), trabalho em equipe (realização de trabalhos colaborativos em brincadeiras ou atividades escolares), perdão (08 categorias a respeito de sua definição, sem destaque para alguma) e esperança (desejar acontecimento futuro). Esses achados podem tornar mais acessível o desenvolvimento e a avaliação das forças nessa faixa etária.
Téléchargements
Références
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Binfet, J. T., & Gaertner, A. (2015). Children’s conceptualizations of kindness at school. Canadian Children, 40(3), 27-40. Retrieved July 22, 2020, from https://scholar.google.com/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Children%E2%80%99s+conceptualizations+of+kindness+at+school.&btnG=
Bowlby, J. (2012). The Making and Breaking of Affectional Bonds. Routledge.
Domitrovich, C. E., Cortes, R. C., & Greenberg, M. T. (2007). Improving young children’s social and emotional competence: A randomized trial of the preschool “PATHS” curriculum. Journal of Primary Prevention, 28(2), 67–91. https://doi.org/10.1007/s10935-007-0081-0
Giacomoni, C. H. (2002). Bem-estar subjetivo infantil: conceito de felicidade e construção de instrumentos para avaliação (Tese de doutorado). Faculdade de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Recuperado em 22 julho, 2020, de https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/3158/000333187.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Grinhauz, A. S., & Solano, A. C. (2015). Un estudio exploratorio acerca de las fortalezas del carácter en niños argentinos. Avances En Psicología Latinoamericana, 33(1), 45–56. https://doi.org/10.12804/apl33.01.2015.04
Lemmon, K., & Moore, C. (2007). The development of prudence in the face of varying future rewards. Developmental Science, 10(4), 502–511. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2007.00603.x
McGrath, R. E., & Walker, D. I. (2016). Factor structure of character strengths in youth: Consistency across ages and measures. Journal of Moral Education, 45(4), 400-418. https://doi.org/10.1080/03057240.2016.1213709
Munoz, R. T., Quinton, K. A., Worley, J. A., & Hellman, C. M. (2019). Locus of Hope: External Hope in Parents/Guardians as an Antecedent of Adolescents’ Internal Hope and Life Satisfaction. Child Indicators Research, 12(3), 1107–1124. https://doi.org/10.1007/s12187-018-9566-z
Neto, J., Neto, F., & Furnham, A. (2014). Gender and psychological correlates of self-rated strengths among youth. Social Indicators Research, 118(1), 315-327. https://doi.org/10.1007/s11205-013-0417-5
Nickerson, A. B., & Nagle, R. J. (2005). Parent and peer attachment in late childhood and early adolescence. Journal of Early Adolescence, 25(2), 223–249. https://doi.org/10.1177/0272431604274174
Oostenbroek, J., & Vaish, A. (2019). The emergence of forgiveness in young children. Child development, 90(6), 1969-1986. https://doi.org/10.1111/cdev.13069
Park, N., & Peterson, C. (2006a). Character strengths and happiness among young children: Content analysis of parental descriptions. Journal of Happiness Studies, 7(3), 323–341. https://doi.org/10.1007/s10902-005-3648-6
Park, N., & Peterson, C. (2006b). Moral competence and character strengths among adolescents : The development and validation of the Values in Action Inventory of Strengths for Youth. Journal of adolescence, 29(6), 891–909. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2006.04.011
Park, N., & Peterson, C. (2009). Character Strengths: Research and Practice. Journal of College and Character, 10(4). https://doi.org/10.2202/1940-1639.1042
Peterson, C., & Seligman, M. E. P. (2004). Character Strengths and Virtues: a handbook and classification (Vol. 1). Oxford University Press.
Piaget, J. (1968). Genetic Epistemology. Nova York: Columbia University Press.
Piaget, J. (1972). The Psychology of the Child. Nova York: Basic Books.
Rashid, T., Anjum, A., Lennox, C., Quinlan, D., Niemiec, R. M., Mayerson, D., & Kazemi, F. (2013). Assessment of character strengths in children and adolescents. In Research, applications, and interventions for children and adolescents (pp. 81-115). Springer, Dordrecht. https://doi.org/10.1007/978-94-007-6398-2_6
Rothenberg, W. A., Hussong, A. M., Langley, H. A., Egerton, G. A., Halberstadt, A. G., Coffman, J. L., … Costanzo, P. R. (2017). Grateful parents raising grateful children: Niche selection and the socialization of child gratitude. Applied Developmental Science, 21(2), 106–120. https://doi.org/10.1080/10888691.2016.1175945
Sabey, A. K., Rauer, A. J., Haselschwerdt, M. L., & Volling, B. (2018). Beyond “Lots of Hugs and Kisses”: Expressions of Parental Love From Parents and Their Young Children in Two‐Parent, Financially Stable Families. Family process, 57(3), 737-751. https://doi.org/10.1111/famp.12327
van der Wal, R. C., Karremans, J. C., & Cillessen, A. H. N. (2016). Interpersonal forgiveness and psychological well-being in late childhood. Merrill-Palmer Quarterly, 62(1), 1–21. doi:10.13110/merrpalmquar1982.62.1.0001
Vygotsky, L. S. (2004). Imagination and Creativity in Childhood (english translation). Journal of Russian and East European Psychology, 42(1), 7–97. https://doi.org/10.1080/10610405.2004.11059210
Wagner, L., & Ruch, W. (2015). Good character at school: positive classroom behavior mediates the link between character strengths and school achievement. Frontiers in Psychology, 6, 610. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.00610
Copyright (c) 2023 Psicologia em Estudo

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.