TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E AUTOESTIMA NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO

Palavras-chave: Habilidades sociais;, autoestima;, treinamento cognitivo.

Resumo

A aplicação do Treinamento de Habilidades Sociais (THS), no contexto escolar, pode ser eficaz e relevante para o aumento da autoestima em adolescentes. Diante disso, o objetivo do presente artigo foi revelar, no formato de um estudo de caso único, as técnicas de intervenção aplicadas e analisar as evoluções comportamentais e emocionais de uma adolescente no grupo de THS. A participante deste estudo cursava o nono ano do ensino fundamental II de uma escola privada. Por meio de medidas qualitativas e quantitativas obtidas em avaliações pré e pós-teste, foi possível descrever o processo terapêutico de intervenção do THS e observar, como resultado, o aprimoramento de habilidades sociais acompanhado do aumento do nível de autoestima. No caso analisado, o processo do THS contribuiu para a superação de dificuldades interpessoais. Discute-se que o THS realizado pode ser considerado recurso técnico viável para elevar a autoestima de adolescentes no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, S. R. D., Ruoff, A. B., Piccoli, T., Schmitt, M. D., Ferreira, A., & Xavier, A. C. A. (2017). O estudo de caso como método de pesquisa em enfermagem: Uma revisão integrativa. Texto & Contexto-Enfermagem, 26(4). https://doi.org/10.1590/0104-07072017005360016

Autores. (2020). XXXXXXXXXXXXXXXX. (XXXXXXXX). [XX]: [XX].

Barbosa, W. R. O., & Cognetti, N. P. (2017). Habilidades sociais e contexto educativo: Treino de habilidades sociais no Ensino Fundamental I. Recuperado de http://repositorio.unifafibe.com.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/496/2017_WROB.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Campos, J. R., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2014). Depressão na adolescência: Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas como fatores de risco/proteção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14(2), 408-428. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844508003.pdf

Carneiro, C. (2018). O estudo de casos múltiplos: Estratégia de pesquisa em psicanálise e educação. Psicologia USP, 29(2), 314-321. http://dx.doi.org/10.1590/0103-656420170151

Cid, M. F. B., Squassoni, C. E., Gasparini, D. A., & Fernandes, L. H. O. (2019). Saúde mental infantil e contexto escolar. Pro-Posições, 30, 1-24. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0093

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Enfoques e modelos do treinamento de habilidades sociais. In Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (Eds.), Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 19-56). São Paulo, SP: Pearson Clinical Brasil.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Inventário de Habilidades Sociais para adolescentes (IHSA-Del-Prette): Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Competência social e habilidades sociais: Manual teórico-prático. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Feitosa, F. B. (2020). Terapia de habilidades sociais em saúde mental: Um relato de experiência. In Silva, J. C. B., & Campos, F. A. A. C. (Eds.), Saberes e fazeres em saúde mental: Uma visão multiprofissional (pp. 231-248). Curitiba, PR: CRV.

Fernandes, M. A., Soares, J., Campos, L. R. B., Nepomuceno, V. M. S., Vasconcelos, A. C. B., & Oliveira, A. L. C. B. (2020). Prevención del suicidio: Experiencias de estudiantes universitarios. Revista Cuidarte, 11(2). https://doi.org/10.15649/cuidarte.791

Guilhardi, H. J. (2002). Auto-estima, autoconfiança e responsabilidade. In Brandão, M. Z. S., Conte, F. C. S., & Mezzaroba, S. M. B. (Orgs.), Comportamento humano: Tudo (ou quase tudo) que você precisa saber para viver melhor (pp. 63-98). São Paulo, SP: ESETec.

Hutz, C. S. (2000). Adaptação da escala de autoestima de Rosenberg (Manuscrito não publicado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS: [s.n.].

Hutz, C. S., & Zanon, C. (2011). Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg. Avaliação Psicológica, 10(1), 41-49. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100005

Leme, V. B. R., Chagas, A. P. S., Penna-de-Carvalho, A., Padilha, A. P., Alves, A. J. D. C. P., Rocha, C. S., ... & Fernandes, L. M. (2019). Habilidades sociais e prevenção do suicídio: Relato de experiência em contextos educativos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 284-297. Recuperado de https://www.redalyc.org/jatsRepo/4518/451859860016/451859860016.pdf

Linehan, M. M. (2018). Treinamento de habilidades em DBT: Manual de terapia comportamental dialética para o paciente (2a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.

Moreira, P. D. M. (2018). Violência e funcionamento psicológico na adolescência: O papel moderador do suporte social (Dissertação de Mestrado, Universidade Lusófona do Porto, Porto, Portugal). Recuperado de http://dspace.ulusofona.pt/handle/10437/8791

Morowatisharifabad, M. A., Sharifzadeh, G. R., Miri, M., & Dastjerdi, R. (2019). Investigating the life skills and self-esteem in teenage girls in Birjand, Iran. International Journal of Pediatrics, 7(6), 9623-9630. https://dx.doi.org/10.22038/ijp.2019.37425.3259

Nedel, R., Mattos, D. A., & Marin, A. H. (2020). Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I. Revista Psicologia em Pesquisa, 14(1), 149-168. https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.26180

Pasche, A. D., Fernández, J. V., Schott, F., Barbosa, T. P., & Vasconcellos, S. J. L. (2019). Treinamento de habilidades sociais no contexto escolar - um relato de experiência. Revista de Psicologia da IMED, 11(2), 166-179. https://doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.2850

Pereira-Guizzo, C. D. S., Del Prette, A., Del Prette, Z. A. P., & Leme, V. B. R. (2018). Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 573-581. https://doi.org/10.1590/2175-35392018035449

Seema, G. B., & Kumar, G. V. (2018). Impact of social skills training on self-esteem among male and female adolescent students. Indian Journal of Positive Psychology, 9(1), 147-151. https://doi.org/10.15614/ijpp.v9i01.11761

Silva, M. D. L. (2018). Corporeidade e adolescência: Estudo sobre a autoestima a partir das experiências vividas de alunos do ensino médio em escolas de Aracaju-SE (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil). Recuperado de https://ri.ufs.br/handle/riufs/9005

Terroso, L. B., Wendt, G. W., Oliveira, M. S., & Argimon, I. I. L. (2016). Habilidades sociais e bullying em adolescentes. Temas em Psicologia, 24(2), 251-259. Recuperado de http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/15964/2/Habilidades_sociais_e_bullying_em_adolescentes.pdf

Vieira, P. L. R. A., & Freitas, M. C. M. A. (2017). A criança e o desenvolvimento da autoestima. Revista Educação, Ciência e Inovação, 2(1), 108-119. Recuperado de http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/pedagogia/article/view/4464

Virgolim, A. M. R., Fleith, D. S., & Neves-Pereira, M. S. (1999). Toc, toc... plim, plim: Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade. Campinas, SP: Papirus.

Wagner, M. F., Dalbosco, S. N. P., Wahl, S. D. Z., & Cecconello, W. W. (2019). Treinamento em habilidades sociais: Resultados de uma intervenção grupal no ensino superior. Aletheia, 52(2), 215-225. Recuperado de http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/aletheia/article/view/5593/3646

Yavari, A. (2019). The effect of social skills training on reducing aggression and increasing the self-esteem of adolescent female under coverage of Welfare Hostel Centers in Tehran. Medical Science, 23(95), 114-124. Retrieved from http://www.discoveryjournals.org/medicalscience/current_issue/v23/n95/A20.pdf
Publicado
2024-07-11
Como Citar
da Silva Rodrigues, A., Biasotto Feitosa, F., Fortes Wagner, M., Pedroso, R., Menéndez Rodríguez , T. D., & Selleri Bezerra, G. (2024). TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E AUTOESTIMA NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO. Psicologia Em Estudo, 29(1). https://doi.org/10.4025/psicolestud.v29i1.56170
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus