TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E AUTOESTIMA NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO
Résumé
A aplicação do Treinamento de Habilidades Sociais (THS), no contexto escolar, pode ser eficaz e relevante para o aumento da autoestima em adolescentes. Diante disso, o objetivo do presente artigo foi revelar, no formato de um estudo de caso único, as técnicas de intervenção aplicadas e analisar as evoluções comportamentais e emocionais de uma adolescente no grupo de THS. A participante deste estudo cursava o nono ano do ensino fundamental II de uma escola privada. Por meio de medidas qualitativas e quantitativas obtidas em avaliações pré e pós-teste, foi possível descrever o processo terapêutico de intervenção do THS e observar, como resultado, o aprimoramento de habilidades sociais acompanhado do aumento do nível de autoestima. No caso analisado, o processo do THS contribuiu para a superação de dificuldades interpessoais. Discute-se que o THS realizado pode ser considerado recurso técnico viável para elevar a autoestima de adolescentes no contexto escolar.
Téléchargements
Références
Autores. (2020). XXXXXXXXXXXXXXXX. (XXXXXXXX). [XX]: [XX].
Barbosa, W. R. O., & Cognetti, N. P. (2017). Habilidades sociais e contexto educativo: Treino de habilidades sociais no Ensino Fundamental I. Recuperado de http://repositorio.unifafibe.com.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/496/2017_WROB.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Campos, J. R., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2014). Depressão na adolescência: Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas como fatores de risco/proteção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14(2), 408-428. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844508003.pdf
Carneiro, C. (2018). O estudo de casos múltiplos: Estratégia de pesquisa em psicanálise e educação. Psicologia USP, 29(2), 314-321. http://dx.doi.org/10.1590/0103-656420170151
Cid, M. F. B., Squassoni, C. E., Gasparini, D. A., & Fernandes, L. H. O. (2019). Saúde mental infantil e contexto escolar. Pro-Posições, 30, 1-24. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0093
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Enfoques e modelos do treinamento de habilidades sociais. In Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (Eds.), Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 19-56). São Paulo, SP: Pearson Clinical Brasil.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Inventário de Habilidades Sociais para adolescentes (IHSA-Del-Prette): Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Competência social e habilidades sociais: Manual teórico-prático. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.
Feitosa, F. B. (2020). Terapia de habilidades sociais em saúde mental: Um relato de experiência. In Silva, J. C. B., & Campos, F. A. A. C. (Eds.), Saberes e fazeres em saúde mental: Uma visão multiprofissional (pp. 231-248). Curitiba, PR: CRV.
Fernandes, M. A., Soares, J., Campos, L. R. B., Nepomuceno, V. M. S., Vasconcelos, A. C. B., & Oliveira, A. L. C. B. (2020). Prevención del suicidio: Experiencias de estudiantes universitarios. Revista Cuidarte, 11(2). https://doi.org/10.15649/cuidarte.791
Guilhardi, H. J. (2002). Auto-estima, autoconfiança e responsabilidade. In Brandão, M. Z. S., Conte, F. C. S., & Mezzaroba, S. M. B. (Orgs.), Comportamento humano: Tudo (ou quase tudo) que você precisa saber para viver melhor (pp. 63-98). São Paulo, SP: ESETec.
Hutz, C. S. (2000). Adaptação da escala de autoestima de Rosenberg (Manuscrito não publicado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS: [s.n.].
Hutz, C. S., & Zanon, C. (2011). Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg. Avaliação Psicológica, 10(1), 41-49. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100005
Leme, V. B. R., Chagas, A. P. S., Penna-de-Carvalho, A., Padilha, A. P., Alves, A. J. D. C. P., Rocha, C. S., ... & Fernandes, L. M. (2019). Habilidades sociais e prevenção do suicídio: Relato de experiência em contextos educativos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 284-297. Recuperado de https://www.redalyc.org/jatsRepo/4518/451859860016/451859860016.pdf
Linehan, M. M. (2018). Treinamento de habilidades em DBT: Manual de terapia comportamental dialética para o paciente (2a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.
Moreira, P. D. M. (2018). Violência e funcionamento psicológico na adolescência: O papel moderador do suporte social (Dissertação de Mestrado, Universidade Lusófona do Porto, Porto, Portugal). Recuperado de http://dspace.ulusofona.pt/handle/10437/8791
Morowatisharifabad, M. A., Sharifzadeh, G. R., Miri, M., & Dastjerdi, R. (2019). Investigating the life skills and self-esteem in teenage girls in Birjand, Iran. International Journal of Pediatrics, 7(6), 9623-9630. https://dx.doi.org/10.22038/ijp.2019.37425.3259
Nedel, R., Mattos, D. A., & Marin, A. H. (2020). Autoestima e autoconceito infantil, escolaridade parental e sua relação com desempenho escolar no ensino fundamental I. Revista Psicologia em Pesquisa, 14(1), 149-168. https://doi.org/10.34019/1982-1247.2020.v14.26180
Pasche, A. D., Fernández, J. V., Schott, F., Barbosa, T. P., & Vasconcellos, S. J. L. (2019). Treinamento de habilidades sociais no contexto escolar - um relato de experiência. Revista de Psicologia da IMED, 11(2), 166-179. https://doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i2.2850
Pereira-Guizzo, C. D. S., Del Prette, A., Del Prette, Z. A. P., & Leme, V. B. R. (2018). Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 573-581. https://doi.org/10.1590/2175-35392018035449
Seema, G. B., & Kumar, G. V. (2018). Impact of social skills training on self-esteem among male and female adolescent students. Indian Journal of Positive Psychology, 9(1), 147-151. https://doi.org/10.15614/ijpp.v9i01.11761
Silva, M. D. L. (2018). Corporeidade e adolescência: Estudo sobre a autoestima a partir das experiências vividas de alunos do ensino médio em escolas de Aracaju-SE (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil). Recuperado de https://ri.ufs.br/handle/riufs/9005
Terroso, L. B., Wendt, G. W., Oliveira, M. S., & Argimon, I. I. L. (2016). Habilidades sociais e bullying em adolescentes. Temas em Psicologia, 24(2), 251-259. Recuperado de http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/15964/2/Habilidades_sociais_e_bullying_em_adolescentes.pdf
Vieira, P. L. R. A., & Freitas, M. C. M. A. (2017). A criança e o desenvolvimento da autoestima. Revista Educação, Ciência e Inovação, 2(1), 108-119. Recuperado de http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/pedagogia/article/view/4464
Virgolim, A. M. R., Fleith, D. S., & Neves-Pereira, M. S. (1999). Toc, toc... plim, plim: Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade. Campinas, SP: Papirus.
Wagner, M. F., Dalbosco, S. N. P., Wahl, S. D. Z., & Cecconello, W. W. (2019). Treinamento em habilidades sociais: Resultados de uma intervenção grupal no ensino superior. Aletheia, 52(2), 215-225. Recuperado de http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/aletheia/article/view/5593/3646
Yavari, A. (2019). The effect of social skills training on reducing aggression and increasing the self-esteem of adolescent female under coverage of Welfare Hostel Centers in Tehran. Medical Science, 23(95), 114-124. Retrieved from http://www.discoveryjournals.org/medicalscience/current_issue/v23/n95/A20.pdf
Copyright (c) 2024 Psicologia em Estudo

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.