CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS PEDOLÓGICOS DE VIGOTSKI PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Resumo
Este artigo se insere no âmbito da premente discussão sobre o processo de desenvolvimento e avaliação na educação infantil, à luz dos estudos pedológicos de Lev S. Vigotski, que só recentemente chegaram ao conhecimento de pesquisadores brasileiros. No legado vigotskiano, encontramos princípios gerais que merecem ser considerados em uma análise concreta do desenvolvimento infantil, cujas leis gerais abarcam epistemologicamente a história e a cultura na formação do psiquismo. É, portanto, uma relação complexa e dialética entre leis e princípios conceituais que evidenciam os marcos do desenvolvimento ao longo da idade, perpassada por períodos críticos e momentos de maior estabilidade. No presente artigo, construímos um mapa conceitual analítico deste processo, elencando a discussão teórica dos seguintes conceitos: a) situação social de desenvolvimento; b) vivência (perejivanie); c) neoformações; e d) as características do sistema funcional complexo em cada etapa da educação infantil. Concluímos que este percurso conceitual nos aproxima de uma avaliação concreta na educação infantil, a qual deve: 1. identificar processos desenvolvimentais que caracterizam a idade pedológica da criança; 2. considerar a sua situação social de desenvolvimento; e 3. analisar de forma interdependente os modos como ela vivencia subjetivamente a síntese das duas proposições anteriores em seu entorno. Fora desse escopo analítico, a avaliação do desenvolvimento da criança corre o risco de ficar restrita às regras observáveis de comportamentos adquiridos, a identificação de traços desejáveis (ou não) de personalidade e/ou à checagem de padrões aceitáveis (ou não) em um dado contexto social, cultural.
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