O MÉTODO DO APRENDIZADO SEQUENCIAL E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TDAH

  • Mônica Maria Siqueira Damasceno Instituto Federal do Ceará- IFCE
  • Jane Marcia Mazzarino Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Aida Maria de Figueiredo Ferreira Universidade de Aveiro
  • Aida Maria de Figueiredo Ferreira Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Vivências com a natureza;, TDAH;, desenvolvimento biopsicossocial.

Resumo

O objetivo do artigo é investigar como o contato com a natureza afeta o desenvolvimento biopsicossocial de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, baseado em pesquisa bibliográfica e de campo, seguindo os princípios do Método de Aprendizado Sequencial, proposto por Joseph Cornell. A pesquisa de campo foi desenvolvida com um grupo de crianças que apresentaram laudo com TDAH, na faixa etária de 7 a 12 anos, que, no início da pesquisa, estavam matriculadas regularmente em escola pública municipal da cidade de Crato – CE. As atividades foram realizadas na Zona de Uso Público (ZUP) da Floresta Nacional do Araripe-Apodi (FLONA), no Parque Ecológico Riacho do Meio e no Sítio Pinheiros, na cidade de Barbalha. Como procedimentos técnicos, foram utilizados a observação, registros em guias e em diários de campo e a interpretação dos dados. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, realizado por meio de intervenção socioambiental. O estudo evidenciou que, por meio do contato direto com a natureza, além de as crianças vivenciarem experiências genuínas, apresentaram a minimização de sintomas pontuais, no TDAH, no momento da intervenção como também um melhor desenvolvimento dos aspectos cognitivos (maior conhecimento e compreensão) e socioafetivos (habilidades de comunicação, convívio em equipe, valores e autopercepções).

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Biografia do Autor

Jane Marcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos), coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (CEAMI/Univates/CNPq), professora permanente do Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates

Aida Maria de Figueiredo Ferreira, Universidade de Aveiro

Doutora em Psicologia -Universidade de Aveiro, Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia (DEP)-Universidade de Aveiro (UA), Coordenadora de ERASMUS para a área da Educação. Integrante do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro

Aida Maria de Figueiredo Ferreira, Universidade de Aveiro

Doutora em Psicologia -Universidade de Aveiro, Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia (DEP)-Universidade de Aveiro (UA), Coordenadora de ERASMUS para a área da Educação. Integrante do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro

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Publicado
2025-09-18
Como Citar
Siqueira Damasceno, M. M., Mazzarino, J. M., Figueiredo Ferreira, A. M. de, & Figueiredo Ferreira, A. M. de. (2025). O MÉTODO DO APRENDIZADO SEQUENCIAL E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TDAH . Psicologia Em Estudo, 30. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v30i0.59777
Seção
Artigos originais

 

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