PERSPECTIVA DO GÊNERO NA PRODUÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL (1982-2019)

  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília
  • Leonardo Lemos de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Campus de Assis
Palavras-chave: Psicologia do desenvolvimento moral;, gênero;, epistêmicos feministas.

Resumo

Abordam-se resultados de uma pesquisa concluída que mapeou, em periódicos de língua inglesa, a produção internacional de pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Moral, no período de 1982 a 2019, que tem gênero como tema. Esse mapeamento levantou 52 artigos que relacionam gênero e desenvolvimento moral como tema de pesquisa, os quais foram analisados buscando-se identificar a presença e o tipo de perspectiva epistêmica feminista sobre o gênero. Como percurso metodológico, utilizou-se da técnica de meta-pesquisa para analisar o conteúdo dos materiais anteriormente mapeados pela técnica de estado da arte. A análise, baseada na classificação de Sandra Harding sobre os diferentes posicionamentos epistêmicos feministas, desvelou que a produção investigada não progrediu em relação às epistêmicos pós-modernas, que aparentam inexistência entre as pesquisas do campo, o qual ainda é dominado pelas epistêmicos feministas empiricista e de standpoint, embora a investigação partindo delas não tenha sido tão continuada desde a década de 1990. Inferiu-se, também, que sua descontinuidade se deve ao debate Kohlberg-Gilligan, sobre as diferenças de gênero no desenvolvimento moral, permanece inconcluso, o que alude à insuficiência, e a percepção dela, de perspectivas feministas como a de standpoint de Gilligan. A Psicologia do Desenvolvimento Moral parece resistir a revisões epistêmicas que rompam com suas origens epistemológicas, como ressaltam algumas autoras e como o artigo traz em dados que atestam essa inferência.

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Biografia do Autor

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Pedagogo (2018) pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP) de Marília, Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Conceito CAPES 6) da mesma instituição e graduando em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL/UNESP) de Assis. Na graduação em Pedagogia, foi bolsista do Núcleo de Ensino (04 meses), PROEX (04 meses), PIBIC/CNPq (14 meses) e FAPESP (20 meses). Foi premiado com o título concedido pela FFC/UNESP de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do curso de Pedagogia, formandos de 2018. Na graduação em Psicologia, foi bolsista de Iniciação Científica FAPESP (07 meses). Foi bolsista de Mestrado do CNPq (08 meses) e atualmente é bolsista de Mestrado da FAPESP (previsão de 16 meses). É membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação; GEPPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral; GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista; e PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer. Atua como 1.º Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC), gestão de 2016-2018 e, na gestão atual, de 2019-2021. Em 2015, foi selecionado para a realização de um intercâmbio acadêmico-cultural nos Estados Unidos em um curso intensivo de Língua Inglesa, com bolsa de estudos, por atingir cem por cento de aproveitamento de estudos, e com a maior média, no curso Ensino Médio Integrado do Centro Paula Souza. Foi Visiting Student Researcher na San Diego State University (SDSU) e estudante emérito da Embassy English (San Diego, Califórnia, EUA), pelo programa do Centro Paula Souza. Possui vários trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos científicos, capítulos de livro publicados em coletâneas, artigos publicados em periódicos qualificados, com destaque para "Educação em direitos humanos e desenvolvimento moral na formação docente: a influência da religiosidade em tempos de 'ideologia de gênero'" (Revista on line de Política e Gestão Educacional, 2017), e é organizador da coletânea "Direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade: reflexões, diagnósticos e intervenções na pesquisa em educação" (Editora UNESP: Cultura Acadêmica/Oficina Universitária, 2020).

Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Campus de Assis

Professor Associado da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Assis, atuando na graduação em Psicologia, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Campus de Marília). Psicólogo e Mestre em Psicologia pela UNESP-Assis, Doutor em Educação pela UNICAMP e Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela UNESP-Assis. Realizou estágio pós-doutoral e visitas técnicas na Universitat de Barcelona (2013-2016), Universidad Complutense de Madrid (2017) e na Universitat Autonoma de Barcelona (2018). Foi professor visitante na Universidad de Santiago de Chile (2019) e na Universidad Alberto Hurtado (2019). Chefe do Departamento de Psicologia Social, Evolutiva e Escolar (atualmente Psicologia Social) (2012-2016) e também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP-Assis (2016-2021). Foi gestor do Programa Educando para a Diversidade/Convênio Santander junto à Pro-Reitoria de Extensão e Cultura da UNESP (2017-2020) e atualmente esta à frente da Coordenadoria de Educação para Diversidade e Equidade junto ao Gabinete da Vice-reitoria. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (GT Psicologia, Políticas e Sexualidades) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação-ANPED (GT 23 - Gênero e Sexualidade). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia, Cultura e Coletivos Queer - PsiCUQueer e do LIESS - Laboratório Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades. Tem como campo de estudos as políticas e os processos de subjetivação de gêneros e sexualidades nas práticas e saberes de/sobre infâncias, adolescências e juventudes a partir dos estudos feministas, pós-estruturalistas e decoloniais.

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Publicado
2025-12-16
Como Citar
Silva, M. E. F. da, & Souza, L. L. de. (2025). PERSPECTIVA DO GÊNERO NA PRODUÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL (1982-2019). Psicologia Em Estudo, 30. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v30i0.60450
Seção
Artigos originais

 

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