PERSPECTIVA DO GÊNERO NA PRODUÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MORAL (1982-2019)
Resumo
Abordam-se resultados de uma pesquisa concluída que mapeou, em periódicos de língua inglesa, a produção internacional de pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Moral, no período de 1982 a 2019, que tem gênero como tema. Esse mapeamento levantou 52 artigos que relacionam gênero e desenvolvimento moral como tema de pesquisa, os quais foram analisados buscando-se identificar a presença e o tipo de perspectiva epistêmica feminista sobre o gênero. Como percurso metodológico, utilizou-se da técnica de meta-pesquisa para analisar o conteúdo dos materiais anteriormente mapeados pela técnica de estado da arte. A análise, baseada na classificação de Sandra Harding sobre os diferentes posicionamentos epistêmicos feministas, desvelou que a produção investigada não progrediu em relação às epistêmicos pós-modernas, que aparentam inexistência entre as pesquisas do campo, o qual ainda é dominado pelas epistêmicos feministas empiricista e de standpoint, embora a investigação partindo delas não tenha sido tão continuada desde a década de 1990. Inferiu-se, também, que sua descontinuidade se deve ao debate Kohlberg-Gilligan, sobre as diferenças de gênero no desenvolvimento moral, permanece inconcluso, o que alude à insuficiência, e a percepção dela, de perspectivas feministas como a de standpoint de Gilligan. A Psicologia do Desenvolvimento Moral parece resistir a revisões epistêmicas que rompam com suas origens epistemológicas, como ressaltam algumas autoras e como o artigo traz em dados que atestam essa inferência.
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