INTERVENÇÕES SOBRE FORÇAS DE CARÁTER EM CRIANÇAS: A SCOPING REVIEW

  • Isabella König UFCSPA
  • Prisla Ücker Calvetti Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Sheila Gonçalves Câmara Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Caroline Tozzi Reppold Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave: Forças de caráter;, intervenção;, crianças.

Resumo

As forças de caráter podem ser interpretadas como a linguagem comum sobre o que há de melhor nos seres humanos. O objetivo deste artigo foi investigar as intervenções utilizadas para promover forças de caráter em crianças em seu contexto psicossocial. Trata-se de uma scoping review baseada na metodologia JBI Joanna Briggs. Foram consultadas as bases de dados Springer, Cengage Learning, ProQuest, Scopus, Web of Science, Sage Journals e Medline, do período de 2015 a maio de 2020. Foram encontrados 216 artigos, sendo incluídos seis artigos. Intervenções realizadas em sala de aula mostraram-se como predominantes para aprimorar forças de caráter em crianças. Entre as forças em destaque encontradas estão o perdão, a esperança, a responsabilidade social, o amor e a gentileza.  Os achados indicam a necessidade de aprimorar estratégias de intervenções em forças de caráter na promoção da saúde mental e bem-estar desde os anos iniciais do desenvolvimento humano em contexto psicossocial.

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Biografia do Autor

Prisla Ücker Calvetti, Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora em Psicologia pela PUCRS. P´ós-doutora pela UFRGS. Pós-doc/CAPES pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde/UFCSPA. Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica/UFCSPA.

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Publicado
2025-12-17
Como Citar
König, I., Ücker Calvetti, P., Gonçalves Câmara, S., & Tozzi Reppold, C. (2025). INTERVENÇÕES SOBRE FORÇAS DE CARÁTER EM CRIANÇAS: A SCOPING REVIEW. Psicologia Em Estudo, 30. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v30i0.60557
Seção
Artigos originais

 

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