INTERVENÇÕES SOBRE FORÇAS DE CARÁTER EM CRIANÇAS: A SCOPING REVIEW
Abstract
As forças de caráter podem ser interpretadas como a linguagem comum sobre o que há de melhor nos seres humanos. O objetivo deste artigo foi investigar as intervenções utilizadas para promover forças de caráter em crianças em seu contexto psicossocial. Trata-se de uma scoping review baseada na metodologia JBI Joanna Briggs. Foram consultadas as bases de dados Springer, Cengage Learning, ProQuest, Scopus, Web of Science, Sage Journals e Medline, do período de 2015 a maio de 2020. Foram encontrados 216 artigos, sendo incluídos seis artigos. Intervenções realizadas em sala de aula mostraram-se como predominantes para aprimorar forças de caráter em crianças. Entre as forças em destaque encontradas estão o perdão, a esperança, a responsabilidade social, o amor e a gentileza. Os achados indicam a necessidade de aprimorar estratégias de intervenções em forças de caráter na promoção da saúde mental e bem-estar desde os anos iniciais do desenvolvimento humano em contexto psicossocial.
Downloads
Riferimenti bibliografici
De Oliveira, C., Farias, M. O. N., Legal, E. J., & Noronha, A. P. P. (2016). Bem-estar subjetivo: estudo de correlação com as forças de caráter. Avaliação Psicológica 15(2), 177-185. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712016000200007&lng=en&tlng=pt
Douglass, R. P. & Duffy, R. D. (2014). Strengths Use and Life Satisfaction: A Moderated Mediation Approach. Journal of Happiness Studies 16, 619-632. https://doi.org/10.1007/s10902-014-9525-4
Guney, S. (2011). The Strength spotting Scale: Reliability and Validity Study in Turkish Population. Procedia Social and Behavioral Sciences, 12, 126-132. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.02.017
Haslip, M. J., Allen-Handy, A. & Donaldson, L. (2019). How do Children and Teachers Demonstrate Love, Kindness and Forgiveness? Findings from na Early Childhood Strength-Spotting Intervention. Early Childhood Education Journal, 47, 531-547. https://doi.org/10.1007/s10643-019-00951-7
Hellman, C. M. & Gwinn, C. (2016). Camp HOPE as na Intervention for Children Exposed to Domestic Violence: A Program Evaluation of Hope, and Strength of Character. Child and Adolescent Social Work Journal, 34, 269-276. https://doi.org/10.1007/s10560-016-0460-6" https://doi.org/10.1007/s10560-016-0460-6
The Joanna Briggs Institute (2015). Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual - Methodology for JBI Scoping Reviews. Australia: Author
Quinlan, D., Vella-Brodick, D. A., Gray, A. & Swain, N. (2018). Teachers Matter: Student Outcomes Following a Strengths Intervention are Mediated by Teacher Strengths Spotting. Journal of Happiness Studies, 20, 2507-2523. https://doi.org/10.1007/s10902-018-0051-7
Linley, P. A., Nielsen, K. M., Gillet, R., & Diener-Biswas, R. (2010). Using signature strengths in pursuit of goals: Effects on goal progress, need satisfaction, and well-being, and implications for coaching psychologists. International Coaching Psychology Review, 5(1), 1750-2764. https://psycnet.apa.org/record/2010-09774-001
Niemiec, R. M. (2018). Intervenções com forças de caráter: um guia de campo para praticantes (2nd ed.). Hogrefe.
Noronha, A. P. P. & Reppold, C. T. (2019). Introdução às forças de caráter. In Baptista, M., Muniz, M., Reppold, C., Nunes, C., Carvalho, L.; Primi, R.; Noronha, A. P.; Seabra, A.; Wechsler, S.; Hutz, C. & Pasquali, L. (Org.), Compêndio de Avaliação Psicológica (pp. 558-568). Vozes.
Noronha, A. P. P. & Reppold, C. T. (2020). As fortalezas dos indivíduos: O que são forças de caráter? In: Rodrigues, M. & Pereira, D. S. (Org.), Psicologia Positiva: Dos conceitos à aplicação, (pp. 43). Sinopsys Editora.
Peterson, C. & Seligman, M. E. P. (2004). Character strenghts e virtues: A handbook and classification. Oxford University Press.
Reppold, C. T., Gurgel, L. G., & Schavion, C. C. (2015). Research in positive psychology: A systematic literature review, Psico-USF, 20(2), 275-285. https://doi.org/10.1590/1413-82712015200208
Reppold, C. T., Gurgel, L. G. & Almeida, L. (2018a). Psicologia Positiva no contexto da Psicologia Escolar. In: Nakano, T. (Org.), Psicologia Positiva aplicada à educação, (pp. 7-18). Vetor Editora.
Reppold, C. T., Kaiser, V., D’Azevedo, L. & Almeida, L. (2018b). Intervenções em Psicologia Positiva na área da saúde: O que os ensaios clínicos informam sobre a efetividade dessas intervenções? In: Hutz, C. & Reppold, C. T. (Org.). Intervenções em Psicologia Positiva aplicadas à Saúde, (pp. 11-42). Leader.
Reppold, C. T., Zanini, D. S., Campos, D. C., de Faria, M. R. G. V. & Tochetto, B. S. (2019a). Felicidade como Produto: Um Olhar Crítico sobre a Ciência da Psicologia Positiva. Avaliação Psicológica, 18(4), 333-342. https://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1804.18777.01
Reppold, C. T., Zanon, C., Casanova, J. R. & Almeida, L. S. (2019b). Escala de Satisfação com a Vida: Evidências de validade e precisão junto de universitários portugueses. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 6(1), 15-23. https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.1.4617
Reppold, C. T., D’Azevedo, L. S., Tocchetto, B. S., Diaz, G. B., Kato, S. K. & Hutz, C. S. (2019c). Avanços da Psicologia Positiva no Brasil. Revista Psicologia para América Latina, 32, 133-141. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2019000200005&lng=pt&tlng=pt
Ruch, W., Weber, M., Park, N., & Peterson, C. (2014). Character Strengths in Children and Adolescent: Reliability and Initial Validity of the German Values in Action Inventory of Strengths for Youth (German VIA-Youth). European Journal of Psychological Assesment, 30(1), 57-64. https://doi.org/10.1027/1015-5759/a000169
Seligman, M. E. P. (2019). Positive Psychology: A Personal History. Annual Review of Clinical Psychology, 15, 1-23. https://www.annualreviews.org/doi/10.1146/annurev-clinpsy-050718-095653
Schiavon, C. C., Teixeira, L. P., Gurgel, L. G., Magalhães, C. R. & Reppold, C. T. (2020). Positive Education: Innovation in educational interventions based on Positive Psychology. Psicologia: teoria e pesquisa, 36, 3632. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3632
Shoshani, A. & Slone, M. (2017). Positive Education for Young Children: Effects of a Positive Psychology Intervention for Preeschool Children on Subjective Well Being and Learning Behaviors. Frontiers in Psychology, 8, 1866. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01866
Taysi, E. & Vural, D. (2015). Forgiveness Education for Fourth Grade Students in Turkey. Child Indicators Research, 9, 1095-1115. https://doi.org/10.1007/s12187-015-9364-9
Water, L. (2015). The Relationship between Strength-Based Parenting with Children’s Stress Levels and Strengths-Based Coping Approaches. Psychology, 6, 689-699. https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=56129
Yin, L. C. & Majid, R. A. (2018). The Goodness of Character Strengths in Education. International Journal of Academic Research in Business & Social Sciences, 8(6), 1237-1251. http://dx.doi.org/10.6007/IJARBSS/v8-i6/4512
Copyright (c) 2025 Psicologia em Estudo

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.







