PROTAGONISMO JUVENIL: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO ANTI-BULLYING
Resumo
Este estudo descritivo e exploratório investigou ações protagonistas identificadas na intervenção #NoBullying, realizada com 40 adolescentes, entre 12 e 17 anos, estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública do Sul do Brasil. A intervenção foi desenvolvida em grupos, com oito sessões semanais, a partir do método experiencial e metodologias participativas. Os dados, obtidos por meio do diário de campo, das gravações e transcrições dos encontros, da Medida de Avaliação da Intervenção e das fichas de avaliação dos observadores, foram analisados a partir de duas categorias: Participação ativa e engajada e processos de empoderamento e proteção. Na primeira categoria, são discutidas as expressões de participação ativa e engajada manifestadas pelos adolescentes durante os encontros, quando desenvolveram e lideraram atividades com as crianças da escola. Na segunda categoria, são analisadas atitudes e iniciativas dos participantes que não estavam previstas como atividades na intervenção, mas que demonstraram o empoderamento do grupo. Os resultados demonstram que o grupo empoderou-se e exerceu seu protagonismo, utilizando seus conhecimentos, de forma engajada, para intervir na escola, e atuando como agente protetivo junto a seus pares. Conclui-se que a intervenção oferece uma possibilidade para os adolescentes refletirem, apoiarem-se e se sentirem fortalecidos para o enfrentamento de situações de violência contra eles mesmos ou seus pares.
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