PROTAGONISMO JUVENIL: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO ANTI-BULLYING

Palavras-chave: Bullying;, intervenção;, protagonismo.

Resumo

Este estudo descritivo e exploratório investigou ações protagonistas identificadas na intervenção #NoBullying, realizada com 40 adolescentes, entre 12 e 17 anos, estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública do Sul do Brasil. A intervenção foi desenvolvida em grupos, com oito sessões semanais, a partir do método experiencial e metodologias participativas. Os dados, obtidos por meio do diário de campo, das gravações e transcrições dos encontros, da Medida de Avaliação da Intervenção e das fichas de avaliação dos observadores, foram analisados a partir de duas categorias: Participação ativa e engajada e processos de empoderamento e proteção. Na primeira categoria, são discutidas as expressões de participação ativa e engajada manifestadas pelos adolescentes durante os encontros, quando desenvolveram e lideraram atividades com as crianças da escola. Na segunda categoria, são analisadas atitudes e iniciativas dos participantes que não estavam previstas como atividades na intervenção, mas que demonstraram o empoderamento do grupo. Os resultados demonstram que o grupo empoderou-se e exerceu seu protagonismo, utilizando seus conhecimentos, de forma engajada, para intervir na escola, e atuando como agente protetivo junto a seus pares. Conclui-se que a intervenção oferece uma possibilidade para os adolescentes refletirem, apoiarem-se e se sentirem fortalecidos para o enfrentamento de situações de violência contra eles mesmos ou seus pares.

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Biografia do Autor

Débora Dalbosco Dell'Aglio, Universidade La Salle

Doutora em Psicologia e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (Unilasalle).

Maria Angela Mattar Yunes, Universidade Salgado de Oliveira

Psicóloga e Doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO. Coordenadora do Centro de Referência e Atenção às Famílias e Profissionais e Agentes Sociais- CRAFPAS/Universo.

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Publicado
2025-12-19
Como Citar
Fernandes, G., Dalbosco Dell’Aglio, D., & Mattar Yunes, M. A. (2025). PROTAGONISMO JUVENIL: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO ANTI-BULLYING. Psicologia Em Estudo, 30. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v30i0.61352
Seção
Artigos originais

 

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