Psychological implications of injuries in Paralympic judo athletes with visual impairments

  • Juliana Cristina da Silva Universidade São Judas Tadeu (USJT)
  • Maria Regina Ferreira Brandão Universidade São Judas Tadeu (USJT)
  • Jaime Roberto Bragança Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
  • Aline Iris Gil Parra Magnani Universidade São Judas Tadeu (USJT)
  • Luis Felipe Tubagi Polito Universidade São Judas Tadeu (USJT)
  • Marcelo Callegari Zanetti Universidade São Judas Tadeu (USJT) LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita, UNESP Universidade Paulista (UNIP) - São José do Rio Pardo
Keywords: Sport psychology, injuries, visually impaired.

Abstract

An injury isolates the athlete of his activity, or at least puts him in a position that can not be undertaken, with all its breadth, the requirements of sports performance. Therefore, sports injuries, which can occur anywhere in the body, will always influence in every individual athlete. So, it is very important to understand and to recognize the psychological implications of sports injuries because each injury presents a psychological adjustment scenario to physical trauma. Thus, this study aimed to verify the psychological implications of sports injuries in Judo Paralympic athletes with visual impairment just as well the rehabilitation process. Ten athletes, of both genders, with a mean age of 28.5 (± 7.25) years old were evaluated through a semi-structured interview consisting of 13 questions elaborated from the researchers. The answers to the interviews were recorded and later transcribed and analyzed through discourse analysis. The results showed feelings of fear, frustration, sadness and pessimism before the injury and impatience related to the return to sports practice.  In the rehabilitation phase, some athletes have expressed concern in their failure to perform movements, which were realized before. At the moment they return to sports activities, they showed fear and insecurity facing the possibility of having a new injury. These results lead to the conclusion that psychological responses to the physical trauma are determined by a dynamic process of cognitive evaluation, by the athlete, about the injury situation and other relevant factors. He measures the intensity and effects of his injury responding to it emotionally and behaviorally.

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Author Biographies

Juliana Cristina da Silva, Universidade São Judas Tadeu (USJT)
Psicóloga pela Universidade São Judas Tadeu (2014). Aprimoramento em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia Comportamental, ambas na mesma Instituição de Ensino. Aluna especial do Mestrado em Educação Física também pela Universidade São Judas Tadeu, na linha de Fenômenos Esportivos, disciplina Dimensões Sócio-Psicológicas do Esporte, ministrada pela Profª Dra. Maria Regina Ferreira Brandão. Atua como Psicóloga do Esporte no Instituto Rugby para Todos e na equipe de Basquete Feminino do Clube Atlético Juventus, categorias sub 13 e sub 15.
Maria Regina Ferreira Brandão, Universidade São Judas Tadeu (USJT)
Possui graduação em Psicologia, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa, Portugal (Bolsista do CNPq, modalidade PDE). É professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física e do curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu, SP. Psicóloga esportiva, trabalha na preparação psicológica de atletas de alto rendimento de diferentes modalidades esportivas em especial o futebol e desde 2010 atua como psicológa da Seleção Brasileira de Atletismo Paralímpico. É parecerista ad hoc de diversas revistas nacionais e internacionais. Investiga principalmente os seguintes temas: aspectos psicológicos do desempenho esportivo, burnout em atletas e árbitros, Processo de expatriação no esporte, avaliação psicológica e religiosidade e espiritualidade no esporte. É a atual presidente da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício - ABEPEEx
Jaime Roberto Bragança, Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Professor do Centro Universitário Ítalo-Brasileira do curso de Bacharel em Educação Física. Coordenador Técnico da Seleção Brasileira Paralímpica de Judô pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e CBDV. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Sao Judas Tadeu (1998) e especialização na Universidade Federal de São Paulo (2000).
Aline Iris Gil Parra Magnani, Universidade São Judas Tadeu (USJT)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (2001), mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2006) e doutoranda em Educação Física, linha de pesquisa em Psicologia do Esporte (2018). É professora titular da mesma instituição desde 2008. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho de conclusão de curso, aprendizagem, alunos, desenvolvimento, aprendizagem e educação, produção cientifica; leitura, comunidade e escola e terapia cognitivo comportamental.
Luis Felipe Tubagi Polito, Universidade São Judas Tadeu (USJT)
Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Cidade de São Paulo, pós graduação em Fisiologia do Exercício pela mesma Universidade, especialização em Ciências do Esporte Aplicadas ao Treinamento do Futsal e do Futebol pela Universidade Castelo Branco, sendo também capacitado em Treinamento Personalizado pela Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo), mestre em Educação Física na área de Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade São Judas Tadeu e doutorando em Educação Física, linha de pesquisa em Psicofisiologia do Esporte (2018) pela mesma instituição. É membro efetivo do American College of Sports Medicine e escritor titular da Universidade do Futebol. Atualmente cursa Doutorado na Universidade São Judas Tadeu na linha de Fenômeno Esportivo e atua como professor do curso de graduação em Ed. Física da Fefisa, professor da Pós Graduação da FMU, da Universidade Estácio de Sá e das Faculdades Integradas de Santo André, sendo também docente do curso de pós em Atividades e Exercícios Físicos para a Prevenção de Doenças e Promoção de Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein, docente do módulo de Medicina Esportiva e Ciências do Esporte no curso de MBA em Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan Escola de Negócios e do curso de Pós Graduação em Jornalismo Esportivo da Universidade Anhembi Morumbi. É atualmente membro pesquisador do Comitê Paralímpico Brasileiro e diretor científico do Grupo de Estudos em Psicofisiologia e Treinamento Aplicados ao Exercício e ao Esporte. Possui ênfase nas áreas do Esporte, com ênfase em Fisiologia do Exercício/Esporte, Treinamento Esportivo, Psicofisiologia do Esporte, Futebol/Futsal e Prescrição de Exercício para Grupos Especiais.
Marcelo Callegari Zanetti, Universidade São Judas Tadeu (USJT) LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita, UNESP Universidade Paulista (UNIP) - São José do Rio Pardo
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela FFCL de São José do Rio Pardo (2002), mestrado em Ciências da Motricidade Humana pela UNESP, Campus de Rio Claro (2007), doutorado (2013) e pós-doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (2015) pela mesma universidade, onde é membro do LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). Realizou estágio doutoral com bolsa PDSE/CAPES no Département de Psychologie (Laboratoire de Méthodes Psychométriques et Expérimentales / Groupe d études en Méthodes Psychométriques Appliquées à la Psychologie du Sport) da Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá). Pós-graduado em Tecnologias e Educação a Distância (UNICID-SP). Atualmente é Professor Titular dos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia da UNIP de São José do Rio Pardo, Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física (Mestrado e Doutorado) da Universidade São Judas Tadeu (SP) e Professor convidado nos cursos de Especialização do Instituto ENAF Desenvolvimento e da Estácio. Presta consultoria e assessoria em academias e clubes esportivos. Membro de corpo editorial e parecerista de diversas revistas científicas nas áreas de Educação Física e Psicologia no Brasil. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Psicologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: estados emocionais, psicologia do esporte, interferências externas no esporte, equilíbrio emocional no esporte e atividade física.

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Published
2015-09-30
How to Cite
Silva, J. C. da, Brandão, M. R. F., Bragança, J. R., Magnani, A. I. G. P., Polito, L. F. T., & Zanetti, M. C. (2015). Psychological implications of injuries in Paralympic judo athletes with visual impairments. Psicologia Em Estudo, 20(3), 399-409. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i3.27454
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