Negação da gravidez: um estudo psicanalítico
Resumen
A situação de mulheres desconhecerem o próprio estado gravídico durante boa parte da gravidez ou até o momento do parto é denominada na literatura científica como negação da gravidez. Tal fenômeno ocorre com mulheres que não apresentam sintomatologia psicótica. A partir da análise de três casos de mulheres que negaram a gestação, investiga-se a dinâmica psíquica inerente a esse complexo fenômeno pelo método qualitativo. O principal instrumento para coletar os dados foi uma série de três entrevistas semidirigidas. Os dados foram analisados por meio da análise interpretativa e com base nas proposições sobre o trauma do psicanalista Sándor Ferenczi. Foram identificadas três asserções que permitiram concluir que, mulheres que passaram por essa situação, sofreram em tenra idade um trauma marcado por um duplo abandono, tanto da figura materna quanto paterna. Desenvolve- se, assim, a hipótese de que a negação da gravidez seja uma situação de abandono uterino, na qual a experiência de abandono parental é repetida na gestação.
Descargas
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.







