ESTRÉS PARENTAL ENFAMILIAS POBRES

  • Ísis de Cássia Palheta da Silva Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento - UFPA (Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento).
  • Katiane da Costa Cunha Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento - UFPA (Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento).
  • Edson Marcos Leal Soares Ramos Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento - UFPA (Instituto de Ciências Exatas e Naturais).
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento - UFPA (Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento).
  • Simone Souza da Costa Silva Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento - UFPA (Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento).

Resumen

El objetivo de este estudio fue investigar posibles asociaciones entre la pobreza, sus dimensiones y el estrés parental. Esta investigación tuvo carácter cuantitativo, delineamiento transversal y muestra probabilística, constituida por 433 participantes registrados en el Catastro Único del Gobierno Federal. Se aplicaron el Inventario Sociodemográfico, el Índice de Pobreza Familiar (IPF) y el Índice de Estrés Parental (PSI). Para relacionar las variables se dividieron los participantes en dos grupos a partir de los instrumentos de pobreza (más y menos pobres) y estrés (estrés normal y alto). Se encontraron asociaciones fuertemente significativas entre las categorías más pobres y el estrés alto, tanto en la pobreza multidimensional como en algunas de sus dimensiones (acceso a conocimiento, renta y desarrollo infantil). Los resultados relacionaron las mayores dificultades en las actividades parentales a aspectos de vulnerabilidad tradicionalmente identificados en estudios de familias pobres, como ingresos y conocimiento y, además, apuntan a las molestias traídas por la pobreza a los niños y adolescentes.

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Biografía del autor/a

Ísis de Cássia Palheta da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento - UFPA (Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Graduanda em Psicologia pela Universidade da Amazônia - Unama e Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento - UFPA (Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Katiane da Costa Cunha, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento - UFPA (Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Prof Dra da Universidade do Estado do Pará e da Escola Superior da Amazônia. Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Atua principalmente nas áreas: Fisioterapia cardiorrespiratória e fisioterapia em terapia intensiva neonatal, pediátrica e adulto, oncologia, estresse e resiliência parentais, pessoas com deficiência.
Edson Marcos Leal Soares Ramos, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento - UFPA (Instituto de Ciências Exatas e Naturais).
Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Pará (1994), mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Pará e professor colaborador da Universidade de Cabo Verde no mestrado de Segurança Pública. Tem experiência nas áreas de Estatística, Engenharia de Produção, Segurança Pública e Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, séries temporais, modelagem, previsão, planejamento de experimentos, segurança pública e controle estatístico da qualidade.
Fernando Augusto Ramos Pontes, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento - UFPA (Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Professor do Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, coordena com mais três professoras o Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia e Ecoetologia, com ênfase em Ecologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: relacionamento social, redes de relacionamento, parentalidade, coparentalidade, cultura de pares, cultura da brincadeira, brinquedos e brincadeiras tradicionais.
Simone Souza da Costa Silva, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento - UFPA (Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Professora do Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Realiza pesquisas sobre desenvolvimento, família, alteração de desenvolvimento, estresse, relações parentais e co-parentais e resiliencia familiar.

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Publicado
2018-12-19
Cómo citar
Silva, Ísis de C. P. da, Cunha, K. da C., Ramos, E. M. L. S., Pontes, F. A. R., & Silva, S. S. da C. (2018). ESTRÉS PARENTAL ENFAMILIAS POBRES. Psicologia Em Estudo, 24. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.40285
Sección
Artigos originais

 

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