GRUPO DE MÃES OUVINTES DE FILHOS SURDOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

  • Rafaela Fava de Quevedo Universidade do Vale dos Rio dos Sinos
  • Simone Dambrós
  • Renata Sassi Universidade de Caxias do Sul

Résumé

Neste relato de experiência realizou-se uma compreensão acerca do fenômeno grupal, amparando-se no estudo de caso de um grupo de mães ouvintes com filhos surdos. O grupo semanal, em funcionamento há mais de três anos, proporciona um espaço de apoio às famílias de surdos. Em um primeiro momento, foram realizadas observações no grupo para, posteriormente, analisar-se os dados e atuar em intervenções. A fim de se discutir os conteúdos encontrados, criaram-se eixos temáticos com as principais características que emergiram no grupo. Quanto à temática abordada pelas mães, há independência/autonomia do filho; adolescência e sexualidade; descoberta da surdez e reorganização da dinâmica familiar; e assuntos além do objetivo grupal. E, quanto ao processo grupal: resistência; função continente do coordenador; transferência; intervenções no campo grupal. Os resultados conduzem à compreensão do grupo como facilitador e necessário como apoio e suporte para as participantes. Diante disso, realizaram-se intervenções no sentido de ampliar o espaço de reflexão, oferecido pelo grupo, o qual propicia adequação às diferentes situações vivenciadas pelas participantes. 

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Bibliographies de l'auteur

Rafaela Fava de Quevedo, Universidade do Vale dos Rio dos Sinos
Psicóloga graduada pela Universidade de Caxias do Sul (2014). Além disso, possui formação em LIBRAS, o que possibilita o contato e o atendimento psicoterápico aos surdos. Especializando em Terapia Cognitivo-Comportamental e Mestranda em Psicologia Clínica.
Simone Dambrós
Psicóloga graduada pela Universidade de Caxias do Sul (2015).
Renata Sassi, Universidade de Caxias do Sul
Mestre em Psicologia. Professora da Universidade de Caxias do Sul.

Références

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Publiée
2017-03-28
Comment citer
Quevedo, R. F. de, Dambrós, S., & Sassi, R. (2017). GRUPO DE MÃES OUVINTES DE FILHOS SURDOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. Psicologia Em Estudo, 22(1), 107-115. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.31794
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