DOENÇA DE ALZHEIMER: A VIVÊNCIA DA DOENÇA NA PERSPECTIVA DOS CUIDADORES FAMILIARES

  • Thaís Oliveira da Silva Unifal-MG
  • Patrícia Mônica Ribeiro Unifal-MG
  • Maria Regina Martinez Unifal-MG

Résumé

alteração da função mental. A doença evolui para uma fase de total dependência, o que exige a assistência de cuidadores familiares ou profissionais de saúde. Este estudo teve como objetivos descrever a relação entre o doente e o cuidador familiar e compreender como o cuidador vivencia esse cuidado. A metodologia adotada foi a história oral, com a técnica da entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Os temas encontrados foram Cuidadores Familiares e o doente: vivência inicial; A descoberta da doença: como acontece; Como o cuidador familiar vivencia a doença. A vivência do cuidado ao portador da doença de Alzheimer exige mudanças na dinâmica familiar dos cuidadores, os quais necessitam de conhecimento sobre a doença, sintomas e evolução. Essas mudanças geram ansiedade e desespero nos cuidadores familiares e uma adaptação para o exercício do cuidado nas diversas situações que vão emergindo com a doença.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Thaís Oliveira da Silva, Unifal-MG
Enfermeira no Instituto de Medicina Especializada de Alfenas (IMESA); egressa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); mestranda no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (PPGENF-UNIFAL-MG).
Patrícia Mônica Ribeiro, Unifal-MG
Profa. Dra. da Escola de Enfermagem e do curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Enfermeira.
Maria Regina Martinez, Unifal-MG
Profa. Dra. da Escola de Enfermagem e do curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Enfermeira, Psicóloga e Psicodramatista.
Publiée
2017-07-02
Comment citer
da Silva, T. O., Ribeiro, P. M., & Martinez, M. R. (2017). DOENÇA DE ALZHEIMER: A VIVÊNCIA DA DOENÇA NA PERSPECTIVA DOS CUIDADORES FAMILIARES. Psicologia Em Estudo, 22(2), 131-139. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i2.31863
Rubrique
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus