MÍDIA E EDUCAÇÃO: PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL E NA FRANÇA

  • Raquel de Barros Pinto Miguel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alice Emanuele Zamboni Rossi UFSC
  • Amanda Scapini UFSC
  • Fabiana Barg Kuntze UFSC
  • Bruna Hainzenreder UFSC
  • Flavia Vieira Kotzias UFSC
Palavras-chave: Comunicação, educação, Brasil, França.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar a produção acadêmica acerca da relação entre mídia e educação no Brasil e na França. Para tanto, foram elaborados levantamentos em bases de dados brasileiras e francesas, utilizando termos descritores, relacionados ao assunto em questão. Nos levantamentos desenvolvidos, foi possível verificar que, mesmo havendo baixa produção acadêmica sobre o tema tanto no Brasil quanto na França, há relevante diferença quanto à quantidade de trabalhos encontrados nas bases de dados dos dois países. A produção acadêmica francesa sobre mídia-educação apresenta um número expressivamente maior do que aqueles encontrados no Brasil. Assim, por meio da presente pesquisa, foi possível vislumbrar a forma como o tema vem sendo discutido nos dois países. Cabe ressaltar que os temas participação das mídias como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem e o uso das novas tecnologias na educação estão em pauta tanto nos trabalhos publicados no Brasil quanto na França. É importante, outrossim, destacar a exígua produção acadêmica sobre mídia-educação na área da psicologia em ambos os países. Dessa forma, espera-se que com a apresentação desse panorama seja possível contribuir para a construção e solidificação do campo de estudos sobre a relação entre mídia e educação na área das ciências humanas, especialmente na área da psicologia.

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Biografia do Autor

Raquel de Barros Pinto Miguel, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutora pela Université Paris Diderot - Paris 7, doutora em Ciências Humanas e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Psicologia da UFSC. Pesquisadora do "Instituto de Estudos de Gênero", do "Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional", do "Laboratoire Identités, Cultures, Territoires".  Coordenadora do "Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade"

Alice Emanuele Zamboni Rossi, UFSC

Estudante de graduação no curso de Psicologia/UFSC. Bolsista de iniciação científca do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade/NUGEMS.

Amanda Scapini, UFSC
Estudante de graduação no curso de Psicologia/UFSC. Bolsista de iniciação científca do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade/NUGEMS.
Fabiana Barg Kuntze, UFSC
Estudante de graduação no curso de Psicologia/UFSC. Bolsista de iniciação científca do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade/NUGEMS.
Bruna Hainzenreder, UFSC
Estudante de graduação no curso de Psicologia/UFSC. Bolsista de iniciação científca do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade/NUGEMS.
Flavia Vieira Kotzias, UFSC
Estudante de graduação no curso de Psicologia/UFSC. Bolsista de iniciação científca do Núcleo de Estudos e Ações em Gênero, Educação, Mídia e Subjetividade/NUGEMS.

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Publicado
2017-03-28
Como Citar
Miguel, R. de B. P., Rossi, A. E. Z., Scapini, A., Kuntze, F. B., Hainzenreder, B., & Kotzias, F. V. (2017). MÍDIA E EDUCAÇÃO: PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL E NA FRANÇA. Psicologia Em Estudo, 22(1), 67-79. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.32462
Seção
Artigos originais

 

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