MÍDIA E EDUCAÇÃO: PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL E NA FRANÇA
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo identificar a produção acadêmica acerca da relação entre mídia e educação no Brasil e na França. Para tanto, foram elaborados levantamentos em bases de dados brasileiras e francesas, utilizando termos descritores, relacionados ao assunto em questão. Nos levantamentos desenvolvidos, foi possível verificar que, mesmo havendo baixa produção acadêmica sobre o tema tanto no Brasil quanto na França, há relevante diferença quanto à quantidade de trabalhos encontrados nas bases de dados dos dois países. A produção acadêmica francesa sobre mídia-educação apresenta um número expressivamente maior do que aqueles encontrados no Brasil. Assim, por meio da presente pesquisa, foi possível vislumbrar a forma como o tema vem sendo discutido nos dois países. Cabe ressaltar que os temas participação das mídias como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem e o uso das novas tecnologias na educação estão em pauta tanto nos trabalhos publicados no Brasil quanto na França. É importante, outrossim, destacar a exígua produção acadêmica sobre mídia-educação na área da psicologia em ambos os países. Dessa forma, espera-se que com a apresentação desse panorama seja possível contribuir para a construção e solidificação do campo de estudos sobre a relação entre mídia e educação na área das ciências humanas, especialmente na área da psicologia.
Downloads
Referências
Balle, F. (1994). L'école et la télévision. Communication et langages, 79-88.
Belloni, M. L. (2004). Infância, máquinas e violência. Educação e Sociedade, 25(87), 575-598.
Belloni, M. L; Lapa, A. B. (2012). Educação à distância como mídia-educação. Perspectiva, 30(1), 175-196.
Bevort, E; Belloni, M. L. (2009). Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, 30(109), 1081-1102.
Bevort-Brunder, É; Bréda, I. (2007). Jeunes et médias numériques en Europe: appropriation et enjeux éducatifs. Agora débats/jeunesses, 46(46), 20-30.
Boucher-Petrovic, N. (2006). Les mutations de l'éducation populaire. Agora débats/jeunesses, 41, 112-124.
Brasil, Ministério de Saúde (2000). Os jovens na mídia: o desafio da AIDS, camisinha, uso indevido de drogas e mudança de comportamento. Brasília.
Champangnatte, D. M.de O; Nunes, L. C. (2011). A inserção das mídias audiovisuais no contexto escolar. Educação em Revista, 27(3), 15-38.
Chapelain, B. (2007). Deux expériences scolaires de formation à l'audiovisuel: ICAV et JTA. Hermès, La Revue, 2, 53-60.
Cloutier,J. (1975). Insertion de l'audio-visuel à l'université. Communication et langages, (25), 19-36.
Deboux, R. (1993). Nouvelles technologies, nouvelle société. Communication et langages, 97, 97-105.
Duarte, R.; Santiago, I. E. (2007). Panorama mundial dos estudos em educação e comunicação. Educação e Cultura Contemporânea, 4(7), 56-68.
Fantin, M. (2006). Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura.
Fantin, M. (2012). O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores. Educação, 37(2), 291-306.
Franco, M. L. P. B. (1994). Ensino médio: desafios e reflexões. Campinas: Papirus.
Gomes, P. B. M. B. (2001). Mídia, imaginário de consumo e educação. Educação e Sociedade, 22(74), 191-207.
Greenfield, P. (1994). Les jeux vidéo comme instruments de socialisation cognitive. Réseaux, 12(67), 33-56.
Jacquinot- Delaunay, G. (2007). Éducation et communication à l'épreuve des medias. Hermès, La Revue, 2(48), 171-178.
Jehel, S. (2012). Contenus médiatiques à risque et construction identitaire des preadolescents." Sociétés et jeunesses en difficulté (en ligne), (11), 34-45.
Kerneis, J. (2010). Désorientation des élèves et indécision du professeur : deux formes d'incertitude repérées en éducation aux médias. Carrefours de l'éducation, 1(29), 59-76.
Khekfaoui, H. (2002). Politiques scolaires et choix de carrière: l'école algérienne vue par les médias. Cahiers de la recherche sur l’éducation et les savoirs, 1, 113-132.
Liebes, T. (1999). Serai-je belle, serai-je riche ? Images culturelles de la réussite chez les adolescents, 17(98), 189-215.
Miguel, R. de B. P. (2012). Os cuidados de si e os cuidados do outro: lugares de gênero na publicidade da revista Capricho (décadas de 1950-1960). Projeto História, 45, 219-242.
Moraes, A. C. (2003). Cinema, TV e Cidadania: revendo posições. Educação, 28(2), 95-105.
Mostafa, S. P.; Gonzáles, P.; Ranzan, E. M.; Moraes, L. da S. (2004). Leitura nas telas: os jovens e a internet. Educação Temática Digital, 5(2), 58-74.
Munglioli, M. C. P. (2005). Televisão e criança: algumas reflexões. Educação Temática Digital, 7(1), 57-66.
Orban, A.-C. (2007). La blog'attitude: rester dans le vent ! Pensée plurielle, 1(14), 45-51.
Papi, C. (2012). Causes et motifs du non-usage de ressources numériques. Recherches & éducations, 6, 127-142.
Pfromm Netto, S. (1999). Ensino-aprendizagem à distância e revolução na informação: implicações psicológicas e pedagógicas das novas realidades. Psicologia Escolar e Educacional, 3(1), 33-39.
Silva, R. L. F. (2010). Leitura de imagens da mídia e educação ambiental: contribuições para a formação de professores. Educação em Revista, 26(2), 277-297.
Siqueira, A. B. de; Cerigatto, M. P. (2012). Mídia-educação no Ensino Médio: por que e como fazer. Educar em Revista, (44), 235-254.
Trouillon, J.-L. (1993). À nouvelles technologies, nouvelle pédagogie. ASp, 2, 413-422.
Velez, I. (2012). Pour une éducation au cinéma intégrée dans une pédagogie de projet multimédia : un exemple de translittératie. Recherche et pratiques pédagogiques en langues de spécialité, 31(2), 8-25.
Weber, A. F.; Silva, D. R. P. da; Barichello, E. M. M. da R. (2003). A relação entre o ensino escolar e a mídia. Educação, 28(1), 49-60.
Whyte, S. (2014). Les médias sociaux pour combler les lacunes: le développement de compétences techno-pédagogiques dans la formation initiale des enseigants de langue. Recherche et pratiques pédagogiques en langues de spécialité, 33(2),143-169.
Zancheta Junior, J. (2008). Apontamentos para uma política educacional sobre mídia na escola brasileira. Pro-Posições, 19(1), 141-158.
Zay, D. (1983). L'audiovisuel, facteur d'innovation dans la formation des maîtres. Revue française de pédagogie, 63, 13-31.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.