ICONICIDADE COMO POSSIBILIDADE DE PESQUISA QUALITATIVA DA HIPNOSE
Résumé
O presente trabalho busca apresentar a iconicidade, enquanto noção semiótica, como possibilidade de pesquisa qualitativa para a hipnose, compreendida aqui como processos que abrangem modos específicos de comunicação e a emergência do transe. Por meio de noções-chave da semiótica e da complexidade, ele discute algumas vinhetas clínicas de hipnose nas quais a noção de iconicidade e os conceitos a ela ligados oferecem consideráveis possibilidades explicativas. Em seguida, esboça como a noção de informação, em termos qualitativos, materiais e interpretativos pode oferecer importantes elementos para a construção de uma pesquisa qualitativa da hipnose. Este momento é discutido e problematizado com outras perspectivas de pesquisa qualitativa, visando-se destacar a potencialidade explicativa e metodológica da noção de informação. O trabalho é concluído ressaltando que, apesar de a iconicidade ainda não ter se estabelecido como possível noção importante para a pesquisa qualitativa, ela possui características e potencialidades que lhe permitirão investigações de grande pertinência neste campo.Téléchargements
Références
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