PREOCUPAÇÕES E COMPORTAMENTOS RELACIONADOS À APARÊNCIA FÍSICA NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA

  • Clara Mockdece Neves Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.
  • Juliana Fernandes Filgueiras Meireles Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Fabiane Frota da Rocha Morgado Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

Résumé

A criança elabora mecanismos internos para formação de referências do próprio corpo, desde a tenra idade, tornando-se uma fase da vida relevante para estudiosos. Objetivou-se investigar atitudes relacionadas à imagem corporal sob o ponto de vista de crianças. Esta pesquisa qualitativa descritiva foi conduzida em quatro grupos focais. Participaram 19 crianças (10 meninas e 9 meninos), de 6 a 11 anos (M=8,36±1,42 anos), estudantes de escolas públicas da cidade de Juiz de Fora-MG. Os dados obtidos foram tratados mediante análise de conteúdo categórica. Três categorias emergiram a partir das falas das crianças: preocupações com aspectos específicos do corpo; preocupações com aspectos gerais do corpo; e comportamentos relacionados ao corpo. Conclui-se que as crianças avaliadas apresentaram atitudes que indicam preocupação com o corpo em aspectos gerais e específicos, além de comportamentos relacionados com a imagem corporal. Recomendam-se a elaboração e a adoção de estratégias de terapia e intervenção no sentido de promover uma imagem corporal positiva em crianças.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Clara Mockdece Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.
Professora Adjunta do Instituto de Ciências da Vida (UFJF-GV). Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência no ensino da dança, ginástica artística, atividades circenses, acrobacia aérea em tecido e na área de Educação Física com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, atletas, dança, comportamento alimentar, adolescentes e crianças.
Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Professora Adjunta da Associação Unificada Paulista de Ensino (Facsum-JF. Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Pós-Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, karatê, imagem corporal, gestantes e mulheres no pós-parto.
Fabiane Frota da Rocha Morgado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2013) - Bolsista FAPESP. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Especialista em Aspectos Metodológicos e Conceituais da Pesquisa Científica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Graduou-se em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo, certificado pelo CNPq. Possui experiência nas áreas de atividade física adaptada e de aspectos socioculturais do movimento humano, com atuação principal nos seguintes temas: imagem corporal, deficiência visual, metodologia da pesquisa científica, psicometria, atividades aquáticas, educação física escolar, bem como na área da imagem corporal de grupos específicos, tais como: militares, adolescentes e pessoas com deficiência.
Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa ?Corpo e Diversidade? do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa- CNPq.

Références

Banna, J.C., Buchthal, O.V., Delormier, T., Creed-Kanashiro, H.M., & Penny, M.E. (2016). Influences on eating: A qualitative study of adolescents in a periurban area in Lima, Peru. BMC Public Health, 16(1), 1-11.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. (3a ed.). São Paulo: Edições 70.

Carvalho, P. H. B., Filgueiras, J. F., Neves, C. M., Coelho, F. D., & Ferreira, M. E. C. (2013). Checagem corporal, atitude alimentar inadequada e insatisfação com a imagem corporal de jovens universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 62(2), 108-114.

Cash, T. F., & Smolak, L. (2011). Body image: A handbook of science, practice, and prevention (2nd ed.). New York, NY: The Guilford Press.

Damiano, S. R., Gregg, K. J., Spiel, E. C., McLean, S. A., Wertheim, E. H., & Paxton, J. S. (2015). Relationships between body size attitudes and body image of 4-year-old boys and girls, and attitudes of their fathers and mothers. Journal of Eating Disorders, 3(16), 1-10.

Fairweather-Schmidt, A. K., & Wade, T. D. (2015). Piloting a perfectionism intervention for pre-adolescent children. Behaviour Research and Therapy, 73, 67-73.

Ferreira, M. E. C., Castro, M. R., & Morgado, F. F. R. (2014). Imagem corporal: Reflexões, diretrizes e práticas de pesquisa. Juiz de Fora, MG: Editora UFJF.

Festinger, L. (1954). A Theory of Social Comparison Processes. Human Relations, 7(2), 117-140.

Fortes, L. S., Kakeshita, I. S., Filgueiras, J. F., Pasian, S. R., Almeida, S. S., & Ferreira, M. E.C. (2014). Imagem corporal e Infância. In M. E. C., Ferreira, M. R., Castro, & F. F. R., Morgado (Orgs.), Imagem corporal: Reflexões, diretrizes e práticas de pesquisa (pp. 49-65). Juiz de Fora, MG: Editora UFJF.

Garousi, S. (2014). Body Weight Concerns and Antifat Attitude in Iranian Children. International Journal of Preventive Medicine, 5(12), 1587-1593.

Goodell, L. S., Johnson, S. L., Antono, A. C., Power, T. J., & Hughes, S. O. (2017). Strategies Low-Income Parents Use to Overcome Their Children’s Food Refusal. Maternal and Child Health Journal, 21(1), 68-76.

Harrison, S., Rowlinson, M., & Hill, A. J. (2016). “No fat friend of mine”: Young children’s responses to overweight and disability. Body Image, 18, 65-73.

Jellinek, R. D., Myers, T. A., & Keller, K. L. (2016). The impact of doll style of dress and familiarity on body dissatisfaction in 6- to 8-year-old girls. Body Image, 18, 78-85.

Leite, A. C. B., Ferrazzi, N. B., Mezadri, T., & Höfelmann, D. A. (2014). Insatisfação corporal em escolares de uma cidade do Sul do Brasil. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 24(1), 54-61.

Ling, F. C. M., McManus, A. M., Knowles, G., Masters, R. S. W., & Polman, R. C. J. (2015). Do children emotionally rehearse about their body image? Journal of Health Psychology, 20(9), 1133-1141.

Martin, G. M. (2015). Obesity in question: understandings of body shape, self and normalcy among children in Malta. Sociology of Health & Illness, 37(2), 212-26.

Máximo, T. A. C. de O., Larrain, L. F. C. R., Nunes, A. V. de L., & Lins, S. L. B. (2012). Processos de identidade social e exclusão racial na infância. Psicologia em Revista, 18(3), 507-526.

Mountford, V., Haase, A., & Waller, G. (2006). Body checking in the eating disorders: associations between cognitions and behaviors. International Journal of Eating Disorders, 39(8), 708-715.

Murnen, S. K. (2011). Gender and body images. In T.F. Cash, & L. Smolak (Eds.), Body image: A handbook of science, practice, and prevention (2nd ed., pp 173-179). New York, NY: The Guildford Press.

Mussweiler, T., Ruter, K., & Epstude, K. (2004). The man who wasn't there: Subliminal socialcomparison standards influence self-evaluation. Journal of Experimental Social Psychology, 40(5),689-696.

Neves, C. M., Cipriani, F. M., Meireles, J. F. F., Morgado, F. F. R., & Ferreira, M. E. C. (2017). Imagem corporal na infância: Uma revisão integrativa da literatura. Revista Paulista de Pediatria, 35(3), 331-339.

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento Humano. (12ª ed.). Porto Alegre: AMGH.

Patalay, P., Sharpe, H., & Wolpert, M. (2015). Internalising symptoms and body dissatisfaction: untangling temporal precedence using cross-lagged models in two cohorts. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and allied disciplines, 56(11), 1223-1230.

Schilder, P. (1999). The Image and Appearance of the Human Body: Studies in the Constructive Energies of the Psyche. London: Routledge.

Skelton, J. A., Irby, M. B., Guzman, M. A., & Beech, B. M. (2012). Children's Perceptions of Obesity and Health: A Focus Group Study With Hispanic Boys. Infant, Child and Adolescent Nutrition, 4(5), 289-296.

Shafran, R.; Fairburn, C. G.; Robinson, P.; & Lask, B. (2004). Body checking and its avoidance in eating disorders. International Journal of Eating Disorders, 35(1), 93-101.

Smolak, L. (2011). Body image development in childhood. In T. Cash & L. Smolak (Eds.), Body Image: A handbook of science, practice, and prevention (2nd ed., pp. 67-75). New York, NY: The Guilford Press.

Swaminathan, S., Selvam, S., Pauline, M., & Vaz, M. (2013). Associations between body weight perception and weight control behaviour in South Indian children: a cross-sectional study. BMJ Open, 3(3), 1-8.

Tatangelo, G. L., & Ricciardelli, L. A. (2013). A qualitative study of preadolescent boys’ and girls’ body image: Gendered ideals and sociocultural influences. Body Image, 10, 591-598.

Thompson, J. K., Heinberg, L. J., Altabe, M. N., & Tantleff-Dunn, S. (1999). Exacting beauty: Theory, assessment and treatment of body image disturbance. Washington, DC: American Psychological Association.

Publiée
2018-08-08
Comment citer
Neves, C. M., Meireles, J. F. F., Morgado, F. F. da R., & Ferreira, M. E. C. (2018). PREOCUPAÇÕES E COMPORTAMENTOS RELACIONADOS À APARÊNCIA FÍSICA NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. Psicologia Em Estudo, 23. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.40289
Rubrique
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus