CINEMA, PSICOLOGIA POSITIVA E A RESILIÊNCIA DO CORPO: SUPERAR PARA A FELICIDADE

  • Ivan Fortunato IFSP-Itapetininga
  • Gisele Maria Schwartz Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Educação Física.

Résumé

Este artigo trata de uma investigação centrada na relação humana com o cinema, do ponto de vista da Psicologia Positiva, cujo propósito é a promoção de valores e bem-estar. Essa busca emerge da seguinte inquietação: poderia o cinema potencializar o enfrentamento para superação de contundentes adversidades contingenciais à vida humana? Especificamente, o propósito do artigo é discutir como o cinema pode potencializar a resiliência do corpo. Dessa forma, explora-se o sentido da resiliência quando o próprio corpo aparenta limitar alguém a realizar tarefas corriqueiras. Para tanto, os filmes Meu pé esquerdo (1989) e A teoria de tudo (2014), que retratam, respectivamente, as histórias de Christy Brown e Stephen Hawking são utilizados como exemplos de que a limitação do corpo não é suficiente para limitação da felicidade. Ao final, espera-se que os elementos identificados, nas narrativas cinematográficas, ajudem a fortalecer o cinema como uma tecnologia fundante para o desenvolvimento humano, especialmente pela ótica da psicologia positiva.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Ivan Fortunato, IFSP-Itapetininga

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr, campus Sorocaba. Contato: ivanfrt@yahoo.com.br

Gisele Maria Schwartz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Educação Física.

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e Livre Docente em Atividades Expressivas pela Universidade Estadual Paulista (2004). Pós-Doutorado na Université du Québec à Trois-Rivières- Canadá (2011). Visiting Fellow na University of Birmingham-Reino Unido (2013), Estágio Senior/CAPES - Universidade de Lisboa - Portugal (2016). Professor Adjunto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com atuação no Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade, linha de pesquisa Educação Física, Esporte e Lazer e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, linha de pesquisa Tecnologias, Corpo e Cultura, atuando, principalmente, com os seguintes temas: psicologia do lazer, atividades de aventura, ambiente virtual, e-tourism, educação física, atitude e conduta lúdicas, gestão do esporte, gestão da informação sobre lazer. Coordenadora do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer.

Publiée
2019-07-08
Comment citer
Fortunato, I., & Schwartz, G. M. (2019). CINEMA, PSICOLOGIA POSITIVA E A RESILIÊNCIA DO CORPO: SUPERAR PARA A FELICIDADE. Psicologia Em Estudo, 24. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.42384
Rubrique
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus