REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO CONTEXTO DO DIABETES MELLITUS

  • Fabrycianne Gonçalves Costa Universidade Federal da Paraíba- UFPB
  • Maria da Penha de Lima Coutinho Universidade Federal da Paraíba- UFPB
Palavras-chave: Diabetes Mellitus, representação social, psicologia social.

Resumo

Este estudo objetivou apreender as representações sociais, elaboradas por pessoas que tenham diabetes, acerca da doença. Participaram do estudo 31 pessoas com idades entre 34 a 76 anos (M= 55,68; DP= 11,6), que responderam a um questionário biossociodemográfico e à entrevista em profundidade. Os dados foram processados pelo software Alceste e analisados por meio da estatística descritiva e análise lexical. Os participantes apontaram em suas representações sociais a falta de conhecimentos acerca do diabetes, destacando a surpresa do diagnóstico, e suas representações, também, estiveram ancoradas em fatores nutricionais e emocionais, os quais foram permeados por emoções de cunho negativo. Os participantes que utilizavam insulina ratificaram noções de responsabilidades, voltadas para consequências da doença, como é o caso da amputação de membros, o grupo que não a utilizava descreveu a doença atrelada à tríade do tratamento. Os resultados apontam para a importância de uma abordagem interdisciplinar que enfoque o suporte psicossociológico, voltado para a elaboração de estratégias que possam ser adotadas frente ao controle e cuidado do diabetes.

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Biografia do Autor

Fabrycianne Gonçalves Costa, Universidade Federal da Paraíba- UFPB
Neuropsicóloga, mestre em Psicologia Social e doutoranda em Psicologia Social pela UFPB.
Maria da Penha de Lima Coutinho, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pela Universidade Aberta de Lisboa, PT. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Aspectos Psicossociais de Prevenção de Saúde Coletiva da UFPB.

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Publicado
2016-07-12
Como Citar
Costa, F. G., & Coutinho, M. da P. de L. (2016). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO CONTEXTO DO DIABETES MELLITUS. Psicologia Em Estudo, 21(1), 175-185. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i1.29792
Seção
Artigos originais

 

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