ÁLCOOL E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES CONJUGAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO COM CASAIS

  • Marianne Ramos Feijó Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ana Regina Noto Universidade Federal de São Paulo
  • Eroy Aparecida da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Danilo Polverini Locatelli Universidade Federal de São Paulo
  • Mário Lázaro Camargo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Carla Ferreira de Paula Gebara Universidade Católica de Petrópolis

Abstract

Este estudo qualitativo descritivo objetivou compreender a relação entre o consumo de álcool e a expressão da violência no relacionamento de casais compostos por pelo menos um cônjuge dependente do álcool. Foram realizadas entrevistas com uso de roteiro semiestruturado com dez casais, posteriormente transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Todos os casais relataram violência conjugal, atrelada ao uso de álcool. A violência, principalmente verbal e física, foi protagonizada por ambos os cônjuges e agravada com o tempo e com o aumento da quantidade de ingestão de álcool. Foram relatadas outras dificuldades relacionais e de trabalho, associadas ao uso contínuo do álcool, além de histórico de uso de substâncias e de violência nas famílias de origem dos participantes. Este estudo evidenciou a complexidade e a dinâmica da violência conjugal, associada à dependência de álcool, que deve ser considerada em programas de prevenção, redução de danos ou outras intervenções e encaminhamentos do casal enquanto um sistema que demanda atenção integral.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Marianne Ramos Feijó, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Unesp, câmpus de Bauru. Pós-doutorada pelo Departamento de Psicobiologia-UNIFESP. Membro do grupo de pesquisa CNPq/Unesp “Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)".
Ana Regina Noto, Universidade Federal de São Paulo
Psicóloga, Doutora em Psicobiologia (Unifesp), Professora Adjunta do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora da AFIP e Líder do NEPSIS/Unifesp.
Eroy Aparecida da Silva, Universidade Federal de São Paulo
Psicóloga, Psicoterapeuta Familiar e Comunitária,  Doutora em Ciências, Departamento de Psicobiologia-Unifesp. Coordenadora da Clinica Escola -Unidade de Dependência de Drogas-Unidade de Dependência de Drogas-Departamento de Psicobiologia-Unifesp.
Danilo Polverini Locatelli, Universidade Federal de São Paulo
Pesquisador da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) e membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias (NEPSIS) - Unifesp.
Mário Lázaro Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Psicólogo, Doutor em Psicologia (FFCLRP/USP), Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia da Unesp/Bauru. Líder do grupo de pesquisa CNPq/Unesp “Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)"
Carla Ferreira de Paula Gebara, Universidade Católica de Petrópolis
Professora Adjunta dos cursos de Graduação e Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia (Unifesp). Mestre em Psicologia e Psicóloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisadora colaboradora do NEPSIS/UNIFESP e do NEVAS/UFJF.
Pubblicato
2017-01-06
Come citare
Feijó, M. R., Noto, A. R., da Silva, E. A., Locatelli, D. P., Camargo, M. L., & Gebara, C. F. de P. (2017). ÁLCOOL E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES CONJUGAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO COM CASAIS. Psicologia Em Estudo, 21(4), 581-592. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i4.31556
Sezione
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus