OBJETO A COMO PARADIGMA METODOLÓGICO DE INVESTIGACIÓN EN PSICOANÁLISIS

  • Kaio Fidelis Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Área de Concentração: Estudos Psicanalíticos) da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Angela Vorcaro Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais
Palabras clave: Metodología, objeto, psicoanálisis.

Resumen

Destacando la importancia de la singularidad en oposición a cierta concepción totalitaria y omnipotente de lo universal, en este artículo se propone una toma del concepto de Lacan de objeto a como articulador de metodología de investigación propiamente psicoanalítica. Siguiendo los diversos enseñamientos del método pronunciados por Lacan (1962-63/2005) en El Seminario, libro 10: la angustia – momento precioso a la asunción del objeto a – se pretende establecer como ese concepto (que en su cierne destaca el carácter de irrepresentabilidad) puede ser el mediador de otros objetos, de modo a proveer un modus operandi para la tarea continua de encontrar representaciones provisorias y singularizadas a la falta puesta por el irrepresentable de la castración, ofreciendo posibilidades metodológicas para la investigación teórica y clínica, de modo a localizar la función de causa de deseo de ese objeto como central en el conocimiento.

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Biografía del autor/a

Kaio Fidelis, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Área de Concentração: Estudos Psicanalíticos) da Universidade Federal de Minas Gerais
Mestrando (Bolsista CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Área de Concentração: Estudos Psicanalíticos) da Universidade Federal de Minas Gerais (2016-2018). Pesquisador dos grupos de pesquisa “Outrarte: psicanálise entre ciência e arte” (desde 2016) e “Fenomenologia e Desconstrução” (desde 2015). Bolsista de Apoio Técnico (CNPq e FAPEMIG) no Projeto de Pesquisa e Extensão Tecendo a Rede (2015-2016). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). 
Angela Vorcaro, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais

Especialista em Psicanálise com crianças e jovens, tendo realizado várias pesquisas clínicas e teóricas sobre os temas: linguagem, constituição do sujeito, psicose, autismo, fobias, debilidades, adolescência, metodologia clínica. Autora de A criança na clínica psicanalítica (1997 e 2004) e Crianças na Psicanálise: clínica, instituição e laço social (1998 e 2005) ambos pela Cia de Freud, Rio de Janeiro. Organizou Quem fala na língua? (Ágalma, Salvador, 2005), além de autora de 85 artigos em revistas especializadas e 23 capítulos de livros. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa Universitária (ANPPEP), do Centro de Pesquisas Outrarte (UNICAMP), do Laboratório de Psicanálise e Educação (LEPSI).

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Publicado
2017-09-24
Cómo citar
Fidelis, K., & Vorcaro, A. (2017). OBJETO A COMO PARADIGMA METODOLÓGICO DE INVESTIGACIÓN EN PSICOANÁLISIS. Psicologia Em Estudo, 22(3), 347-358. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i3.35416
Sección
Artigos originais

 

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