A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA PRÁTICA PROFISSIONAL

  • Rafaela Garcia Sardi Universidade Norte do Paraná.
  • Paulo Roberto de Carvalho Universidade Estadual de Londrina

Abstract

O estudo ora proposto tem por objetivo compreender as transformações provocadas pelo advento da Educação a Distância (EaD) no contexto educacional brasileiro, particularmente nas práticas da docência. Para isso, o referencial histórico-teórico descreve o surgimento da modalidade da EaD em cinco diferentes fases até a atualidade, bem como uma caracterização conceitual dessa prática educacional. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com três sujeitos, professores que atuaram no ensino presencial e a distância. A análise dos dados foi realizada sobre os depoimentos do histórico profissional dos docentes, comparando as práticas do ensino presencial e o não presencial, e evidenciando as problemáticas, os limites e as perspectivas da EaD. Como conclusão parcial, foi assinalado o risco de uma formação superior na modalidade da EaD perder características fundamentais dessa etapa educacional: acompanhamento rigoroso e sistemático do estudante, diversidade de perspectivas no conteúdo ministrado, pensamento crítico e dialogado sobre as condições da vida em sociedade.

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Biografie autore

Rafaela Garcia Sardi, Universidade Norte do Paraná.
Psicóloga. Mestre em Psicolgia pela Universidade Estadual de Londrina.
Paulo Roberto de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina
Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

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Pubblicato
2022-02-21
Come citare
Sardi, R. G., & Carvalho, P. R. de. (2022). A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA PRÁTICA PROFISSIONAL. Psicologia Em Estudo, 27. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.48799
Fascicolo
Sezione
Artigos originais

 

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