PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO PARA PROMOÇÃO DO PERDÃO
Resumo
O objetivo do presente estudo foi descrever o processo de desenvolvimento de uma intervenção para promoção do perdão, baseada em uma avaliação de necessidades prévia. Na avaliação de necessidades, foram realizados quatro estudos qualitativos. O primeiro estudo mapeou revisões sistemáticas sobre intervenções para promoção do perdão, com o intuito de descrever os preditores de eficácia dessas intervenções. O segundo entrevistou profissionais inseridos em serviços de atenção à saúde mental sobre a percepção de relevância social de intervenções dessa natureza. O terceiro buscou levantar potenciais facilitadores e barreiras para o alcance, eficácia/efetividade, adoção, implementação e manutenção desse tipo de intervenções. No quarto estudo foram realizadas entrevistas narrativas com potenciais usuários de intervenções desse gênero, acerca dos elementos que facilitaram ou dificultaram suas experiências pessoais de perdão. Os achados indicaram a percepção de relevância social de estudos desse tipo, apontaram elementos teórico-metodológicos que podem subsidiar o planejamento de intervenções com foco na promoção do perdão e sinalizaram os elementos percebidos como facilitadores ou barreiras em experiências bem-sucedidas ou malsucedidas de perdão. Com base nos resultados da avaliação de necessidades, foi desenvolvida uma proposta de intervenção, desenhada para uma população adulta que tenha vivenciado ao menos uma situação de ofensa de natureza e grau de severidade diversos. Sugerem-se estudos que avaliem os efeitos e o processo de implementação da intervenção desenvolvida, de forma a ampliar os serviços baseados em teoria, dirigidos à comunidade.
Downloads
Referências
Akhtar, S., Dolan, A., & Barlow, J. (2017). Understanding the relationship between state forgiveness and psychological well-being: A qualitative study. Journal of Religion and Health, 56(2), 450–463.
Barcaccia, B., Pallini, S., Baiocco, R., Salvati, M., Saliani, A. M., & Schneider, B. H. (2018). Forgiveness and friendship protect adolescent victims of bullying from emotional maladjustment. Psicothema, 30(4), 427–433.
Barcaccia, B., Pallini, S., Pozza, A., Milioni, M., Baiocco, R., Mancini, F., & Vecchio, G. M. (2019). Forgiving adolescents: Far from depression, close to well-being. Frontiers in Psychology, 10(JULY), 1–9.
Bartholomew, L. K., Parcel, G. S., Kok, G., Gottlieb, N. H., & Fernádez, M. E. (2013). Planning health promotion programs an intervention mapping approach. San Francisco: Jossey-Bass
Baskin, T. W., & Enright, R. D. (2004). Intervention studies on forgiveness: A meta-analysis. Journal of Counseling & Development, 82(Winter), 79–90.
Braun, V. & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3 (2), 77-101.
Enright, R. D., Freedman, S., & Rique, J. (1998). The psychology of interpersonal forgiveness. In R. D. Enright & J. North (Eds.), Exploring forgiveness (pp. 46–62). Madison, WI: University of Wisconsin Press.
Enright, R. D., & The Human Development Study Group. (1991). The moral development of forgiveness. In W. Kurtines & J. Gewirtz (Eds.), Handbook of moral behavior and development (pp. 123-152). Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.
Freedman, S., & Enright, R. D. (2020). A review of the empirical research using Enright´s process model of interpersonal forgiveness. In E. L. Worthington Jr e N. G. Wade (Eds.) Handbook of Forgiveness, (pp. 266-276). New York: Routledge
Freedman, S., & Knupp, A. (2003). The impact of forgiveness on adolescent adjustment to parental divorce. Journal of Divorce & Remarriage, 39(1–2), 135–165.
Hawkins, J., Madden, K., Fletcher, A., Midgley, L., Grant, A., Cox, G., … White, J. (2017). Development of a framework for the co-production and prototyping of public health interventions. BMC Public Health, 17(1), 1–11.
Jarrett, N. L., Pickett, S. M., Amsbaugh, H., & Afzal, B. (2017). Mindfulness and forgiveness buffer distress: Associations with interpersonal transgression blameworthiness. Counseling and Values, 62(2), 198–215.
Kabat-Zinn, J. (2003). Mindfulness-based interventions in context: Past, present, and future. Clinical Psychology: Science and Practice, 10(2), 144–156.
Lin, W., Mack, D., Enright, R. D., Krahn, D., & Baskin, T. W. (2004). Effects of forgiveness therapy on anger, mood, and vulnerability to substance use among inpatient substance-dependent clients. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 72(6), 1114–1121.
Lundahl, B. W., Taylor, M. J., Stevenson, R., & Roberts, K. D. (2008). Process-based forgiveness interventions: A meta-analytic review. Research on Social Work Practice, 18(5), 465–478.
Luz, J. M. O., Murta, S. G., Fontaine, A. M. G. V. & Rique, J. (2019). Preditores de eficácia de intervenções para promoção do perdão: lições para o desenho de novas intervenções. In: Antloga, C., Brasil, K., Lordello, S., Neubern, M. & Queiroz, B. (Eds). Psicologia Clínica e Cultura Contemporânea 4 (p. 575-595). 1 ed. Brasilia: Technopolitik.
Michie, S., Wood, C. E., Johnston, M., Abraham, C., Francis, J. J., & Hardeman, W. (2015). Behaviour change techniques: The development and evaluation of a taxonomic method for reporting and describing behaviour change interventions (a suite of five studies involving consensus methods, randomised controlled trials and analysis of qualitative da. Health Technology Assessment, 19(99), 1–187.
Munoz, R. F., Mrazek, P. J., & Haggerty, R. J. (1996). Institute of medicine report on prevention of mental disorders. American Psychologist, 51(11), 1116–1122.
Murta, S. G., & Santos, K. B. dos. (2015). Desenvolvimento de programas preventivos e de promoção em saúde mental. In S. G. Murta, C. Leandro-França, K. B. dos Santos, & L. Polejack (Eds.), Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção (pp. 168–191). Novo Hamburgo: Sinopsys.
Neto, F. M., & Mullet, E. (2012). Perdão e reconciliação entre grupos: a perspectiva timorense. Ariús, 18(1), 31- 54.
Pennebaker, J. W., & Beall, S. K. (1986). Confronting a traumatic event: Toward an understanding of inhibition and disease. Journal of Abnormal Psychology, 95(3), 274–281.
Pinho, V. D., & FaIcone, E. M. O. (2015). Intervenciones para la promoción del perdón y la inserción de la empatía: revisión de la literatura. Revista Argentina de Clínica Psicológica, 24(2),111-120.
Rainey, C. A. (2008). Are individual forgiveness interventions for adults more effective than group tervention? A meta-Analysis (PhD Thesis; Florida State University). Retrieved from http://diginole.lib.fsu.edu/etd/2160
Rainey, C. A., Readdick, C. A., & Thyer, B. A. (2012). Forgiveness-based group therapy: A meta-analysis of outcome studies published from 1993-2006. Best Practice in Mental Health, 8(1), 29–51.
Reed, G. L., & Enright, R. D. (2006). The effects of forgiveness therapy on depression, anxiety, and posttraumatic stress for women after spousal emotional abuse. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 74(5), 920–929.
Rye, M. S., Fleri, A. M., Moore, C. D., Worthington, E. L., Wade, N. G., Sandage, S. J., & Cook, K. M. (2012). Evaluation of an intervention designed to help divorced parents forgive their ex-spouse. Journal of Divorce and Remarriage, 53(3), 231–245.
Shechtman, Z., Wade, N., & Khoury, A. (2009). Effectiveness of a forgiveness program for arab israeli adolescents in israel: An empirical trial. Peace and Conflict, 15(4), 415–438.
Van Tongeren, D. R., Green, J. D., Hook, J. N., Davis, D. E., Davis, J. L., & Ramos, M. (2015). Forgiveness increases meaning in life. Social Psychological and Personality Science, 6(1), 47–55.
Wade, N. G., Hoyt, W. T., Kidwell, J. E. M., & Worthington, E. L. (2014). Efficacy of psychotherapeutic interventions to promote forgiveness: A meta-analysis. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 82(1), 154–170.
Worthington, E. L., Jr. (2005). Initial questions about the art and science of forgiving. In E. L. Worthington Jr. (Ed.), Handbook of forgiveness (pp. 1–14). New York: Routledge.
Worthington, E. L., Jr. (2006). Models of forgiveness. In E. L. Worthington Jr. (Ed), Forgiveness and reconciliation: Theory and practice. New York: Brunner-Routledge.
Copyright (c) 2025 Psicologia em Estudo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.