VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE A PARTIR DO RELATO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Ana Cláudia Bortolozzi Maia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Deficiência intelectual, sexualidade, educação sexual.

Resumo

Esta pesquisa qualitativa-descritiva investigou a vivência da sexualidade e saúde sexual a partir de relatos de 12 pessoas, homens e mulheres com deficiência intelectual que participaram de uma entrevista. Os participantes demonstraram dificuldades em verbalizar conceitos sobre sexualidade, mas a expressaram sem ser ela ausente ou atípica. Relataram a ocorrência de namoros, geralmente sem sexo e vigiada por adultos; as relações sexuais relatadas ocorreram em lugares de pouca privacidade e quase sempre sem preservativo. Há aqueles que desejam o casamento e a reprodução, mas também os que adiam ou não querem a maternidade/paternidade, revelando escolhas sobre sua vida reprodutiva.  Por demonstrarem informações superficiais de uma educação sexual ineficaz e assumirem uma vida ativa afetiva e sexual, encontram-se em condições de vulnerabilidade. Conclui-se que a sexualidade das pessoas com deficiência intelectual é bastante semelhante a das demais quanto à expressão do desejo erótico e a exposição aos padrões sociais e que essa população deve receber uma educação sexual que contribua para o exercício pleno da sua sexualidade e o respeito aos seus direitos sexuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Bortolozzi Maia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Psicóloga, Doutora em Educação pela Unesp/Marília e com pós-doutorado na Unesp/Araraquara. Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências - Unesp/Bauru.
Publicado
2016-07-12
Como Citar
Maia, A. C. B. (2016). VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE A PARTIR DO RELATO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Psicologia Em Estudo, 21(1), 77-88. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i1.29480
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus