VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE A PARTIR DO RELATO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Resumo
Esta pesquisa qualitativa-descritiva investigou a vivência da sexualidade e saúde sexual a partir de relatos de 12 pessoas, homens e mulheres com deficiência intelectual que participaram de uma entrevista. Os participantes demonstraram dificuldades em verbalizar conceitos sobre sexualidade, mas a expressaram sem ser ela ausente ou atípica. Relataram a ocorrência de namoros, geralmente sem sexo e vigiada por adultos; as relações sexuais relatadas ocorreram em lugares de pouca privacidade e quase sempre sem preservativo. Há aqueles que desejam o casamento e a reprodução, mas também os que adiam ou não querem a maternidade/paternidade, revelando escolhas sobre sua vida reprodutiva. Por demonstrarem informações superficiais de uma educação sexual ineficaz e assumirem uma vida ativa afetiva e sexual, encontram-se em condições de vulnerabilidade. Conclui-se que a sexualidade das pessoas com deficiência intelectual é bastante semelhante a das demais quanto à expressão do desejo erótico e a exposição aos padrões sociais e que essa população deve receber uma educação sexual que contribua para o exercício pleno da sua sexualidade e o respeito aos seus direitos sexuais.
Downloads
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.