O ENIGMA DO AUTISMO: CONTRIBUIÇÕES SOBRE A ETIOLOGIA DO TRANSTORNO

  • Gisella Mouta Fadda Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Vera Engler Cury Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Résumé

A ausência de uma explicação definitiva sobre as causas que levaram ao desenvolvimento do autismo em seus filhos é um enigma que gera grande sofrimento aos pais e dificuldades aos profissionais da saúde. Neste estudo foi realizada uma revisão crítica sobre as possíveis causas da síndrome autista, atualmente denominada de Transtorno do Espectro Autista (TEA), desde a primeira descrição realizada em 1943 até 2015. O artigo visa delinear o panorama atual de estudos sobre este tipo de transtorno a fim de explicitar os pontos de convergência e as diferenças entre os posicionamentos de pesquisadores que se dedicam ao tema. A análise sugere quatro paradigmas principais que pretendem circunscrever a etiologia do autismo: 1) o Paradigma Biológico-Genético; 2) o Paradigma Relacional; 3) o Paradigma Ambiental; e o 4) Paradigma da Neurodiversidade. Problematizar esses paradigmas constitui uma maneira de aprofundar a compreensão a respeito deste transtorno no contexto atual do desenvolvimento científico. 

 

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Gisella Mouta Fadda, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Doutoranda em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) sob a orientação da Profa. Dra. Vera Engler Cury. Membro do Grupo de Pesquisa “Atenção psicológica clínica em instituições: prevenção e intervenção”. Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas (2015). Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2005). Especialista em Psicoterapia Humanista/Fenomenológica/Existencial pela Universidade FUMEC (2013). Formada em Ludoterapia Humanista Centrada pelo Instituto de Psicologia Humanista de Brasília (2012). Graduada em Psicologia pela Universidade FUMEC (2013) e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1996). Está em formação em Focusing Trainer na abordagem experiencial pelo The Focusing Institute de New York. Atua como psicóloga clínica e professora visitante na Universidade FUMEC. Áreas de interesse: Psicologia humanista, transtorno do espectro autista (TEA), psicologia clínica infantil, pesquisa fenomenológica, formação em Psicologia, consultoria inclusiva e voluntariado (consultoria pro-bono).
Vera Engler Cury, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978); é Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1987) e Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Exerceu o cargo de Pró Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da PUC-Campinas no período de 2006 a 2013 e atualmente exerce o cargo de Pró Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários. É docente permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia e titular da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desenvolve projetos na linha de pesquisa prevenção e intervenção psicológica, com ênfase na área de Atenção Psicológica Clínica em Instituições, priorizando o método fenomenológico e os temas: práticas psicológicas clínicas em instituições, saúde mental, psicologia clínica, plantão psicológico. É líder do Grupo de Pesquisa: Atenção Psicológica Clínica em Instituições: prevenção e intervenção e do Laboratório de Pesquisa: Psicologia Clínica Social, ambos em co liderança com a Profa. Dra. Tânia Maria José Aiello.

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Publiée
2016-11-25
Comment citer
Fadda, G. M., & Cury, V. E. (2016). O ENIGMA DO AUTISMO: CONTRIBUIÇÕES SOBRE A ETIOLOGIA DO TRANSTORNO. Psicologia Em Estudo, 21(3), 411-423. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i3.30709
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