DA UTI NEO PARA CASA: VIVÊNCIAS MATERNAS NA PRÉ-ALTA DO BEBÊ PREMATURO
Resumo
A preparação para a alta do bebê prematuro, que precisou ficar internado em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) após o nascimento, é um processo complexo, permeado por diversos sentimentos e expectativas das mães. O objetivo do presente estudo foi investigar os sentimentos e as expectativas maternos no momento próximo à alta hospitalar de seus bebês nascidos prematuros. Participaram 42 mães, que responderam a uma entrevista estruturada quando o bebê estava a poucos dias de receber alta. Uma análise qualitativa revelou maior envolvimento das mães nos cuidados com o bebê em relação aos momentos anteriores da internação, sendo um período marcado por mais contato e proximidade entre a díade. Destaca-se a relevância do papel da equipe, incentivando esse envolvimento e sendo parte importante da transição para o cuidado materno. Esse momento também foi marcado por sentimentos diversos e contraditórios e pela expectativa materna de poder contar com a ajuda de outras pessoas da família nos cuidados em casa. Evidencia-se a importância de que a alta do bebê seja planejada desde o início da internação, considerando-se as especificidades emocionais de cada mãe.
Downloads
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.