A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes

  • Rui Resende Instituto Superior da Maia
  • Ricardo Franco Lima Instituto Superior da Maia
  • Alberto Aires da Cruz Albuquerque Instituto Superior da Maia
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro

Abstract

Os professores orientadores, chamados de Professores Cooperantes (PC) dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo foi compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contacto com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato do currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rui Resende, Instituto Superior da Maia
Doutor do Departamento da Educação Física e Desporto e Coordenador do Mestrado em Treino Desportivo no Instituto Superior da Maia, Avioso São Pedro, Portugal.
Ricardo Franco Lima, Instituto Superior da Maia

Mestre no Departamento da Educação Física e Desporto no Instituto Superior da Maia, Avioso São Pedro, Portugal.

Alberto Aires da Cruz Albuquerque, Instituto Superior da Maia
Doutor do Departamento da Educação Física e Desporto e Coordenador do Mestrado em Treino Desportivo no Instituto Superior da Maia, Avioso São Pedro, Portugal.
Larissa Cerignoni Benites, Universidade Estadual Paulista- Campus Rio Claro
Doutora. Pos-doutoranda no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro, São Paulo, Brasil.
Published
2013-12-17
How to Cite
1.
Resende R, Franco Lima R, Aires da Cruz Albuquerque A, Benites LC. A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes. JPhysEduc [Internet]. 2013Dec.17 [cited 2025Sep.14];24(4):519-33. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21351
Section
Original Articles