A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
Abstract
Os professores orientadores, chamados de Professores Cooperantes (PC) dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo foi compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contacto com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato do currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Published
2013-12-17
How to Cite
1.
Resende R, Franco Lima R, Aires da Cruz Albuquerque A, Benites LC. A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes. JPhysEduc [Internet]. 2013Dec.17 [cited 2025Sep.14];24(4):519-33. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21351
Issue
Section
Original Articles
• Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.