A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
Palavras-chave:
Educação Física, Professor Cooperante, Estudante Estagiário
Resumo
Os professores orientadores, chamados de Professores Cooperantes (PC) dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo foi compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contacto com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato do currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2013-12-17
Como Citar
1.
Resende R, Franco Lima R, Aires da Cruz Albuquerque A, Benites LC. A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 17º de dezembro de 2013 [citado 21º de dezembro de 2025];24(4):519-33. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21351
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









