Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens

  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS

Abstract

O reconhecimento da importância do treinador esportivo na formação de jovens tem exigido nível de qualificação a este profissional que atenda as demandas sociais de prática esportiva. Assim, o objetivo deste ensaio foi abordar as principais propostas a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo, procurando destacar as semelhanças e os contrastes bem como as implicações na intervenção, formação e nas pesquisas sobre o treinador. Os estudos empíricos com treinadores e também sobre aspectos particulares ao contexto de prática esportiva, implementados a partir das abordagens de “Modelo Mental” e de “Mapa Conceitual”, têm apresentado importantes contribuições para a estrutura formal que serve de base para a intervenção do treinador. Para responder aos apelos de formação e qualificação do treinador, a abordagem do “Mapa Conceitual” parece ser a mais apropriada, por retratar elementos e episódios do processo de treino, bem como fornecer uma estrutura conceitual passível de transferência aos diversos contextos de atuação do treinador esportivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...
Published
2015-08-12
How to Cite
1.
Brasil VZ, Ramos V, do Nascimento JV. Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens. JPhysEduc [Internet]. 2015Aug.12 [cited 2025Sep.13];26(3):483-9. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24225
Section
Review Articles