Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens

  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS
Palavras-chave: Educação Física e esporte, Treinador esportivo, Conhecimento profissional.

Resumo

O reconhecimento da importância do treinador esportivo na formação de jovens tem exigido nível de qualificação a este profissional que atenda as demandas sociais de prática esportiva. Assim, o objetivo deste ensaio foi abordar as principais propostas a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo, procurando destacar as semelhanças e os contrastes bem como as implicações na intervenção, formação e nas pesquisas sobre o treinador. Os estudos empíricos com treinadores e também sobre aspectos particulares ao contexto de prática esportiva, implementados a partir das abordagens de “Modelo Mental” e de “Mapa Conceitual”, têm apresentado importantes contribuições para a estrutura formal que serve de base para a intervenção do treinador. Para responder aos apelos de formação e qualificação do treinador, a abordagem do “Mapa Conceitual” parece ser a mais apropriada, por retratar elementos e episódios do processo de treino, bem como fornecer uma estrutura conceitual passível de transferência aos diversos contextos de atuação do treinador esportivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2015-08-12
Como Citar
1.
Brasil VZ, Ramos V, do Nascimento JV. Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens. JPhysEduc [Internet]. 12º de agosto de 2015 [citado 14º de setembro de 2025];26(3):483-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24225
Seção
Artigos de Revisão