Propostas conceituais a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo de jovens
Resumo
O reconhecimento da importância do treinador esportivo na formação de jovens tem exigido nível de qualificação a este profissional que atenda as demandas sociais de prática esportiva. Assim, o objetivo deste ensaio foi abordar as principais propostas a respeito do conhecimento profissional do treinador esportivo, procurando destacar as semelhanças e os contrastes bem como as implicações na intervenção, formação e nas pesquisas sobre o treinador. Os estudos empíricos com treinadores e também sobre aspectos particulares ao contexto de prática esportiva, implementados a partir das abordagens de “Modelo Mental” e de “Mapa Conceitual”, têm apresentado importantes contribuições para a estrutura formal que serve de base para a intervenção do treinador. Para responder aos apelos de formação e qualificação do treinador, a abordagem do “Mapa Conceitual” parece ser a mais apropriada, por retratar elementos e episódios do processo de treino, bem como fornecer uma estrutura conceitual passível de transferência aos diversos contextos de atuação do treinador esportivo.
Downloads
Metrics
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.