Relação entre a competência motora percebida geral, o gênero, a competência motora percebida específica à tarefa e a competência motora real de crianças
Abstract
O Objetivo deste estudo foi investigar as relações entre a competência motora percebida geral (CMPG), a competência motora específica à tarefa (CMPET), a competência motora real (CMR), e o gênero de crianças. Participaram do estudo 75 crianças, de ambos os gêneros, com nove e dez anos de idades. A CMPG foi avaliada pela “Self-Perception Profile for Children". Uma escala desenvolvida pelos autores e preliminarmente validada foi utilizada para avaliação da CMPET. A CMR foi avaliada pelo Test of Gross Motor Development – 2. Os resultados indicam que independentemente do gênero, a maioria das crianças, percebeu-se moderadamente competente e reportou realizar as habilidades motoras com pouca ou sem dificuldade. As correlações foram fracas e não significativas entre a CMPG, a CMPET e a CMR na maioria das habilidades. Conclui-se que: não houve relação entre a maneira pela qual a criança avalia e a sua própria competência motora na maioria das habilidades em ambos os gêneros. Possivelmente crianças se utilizam de outros parâmetros, sem considerar a própria proficiência em habilidades motoras fundamentais para julgar suas competências.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Published
2016-08-03
How to Cite
1.
Carvalho Nobre G, Ribeiro Bandeira PF, Valentini NC. Relação entre a competência motora percebida geral, o gênero, a competência motora percebida específica à tarefa e a competência motora real de crianças. JPhysEduc [Internet]. 2016Aug.3 [cited 2025Sep.6];27(1):e-2744. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28066
Issue
Section
Motor Behavior and Biomechanics
• Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.