Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema

  • Silvane Fensterseifer Isse Centro Universitário UNIVATES
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar as produções científicas que abordam a temática do estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física. Foi realizada uma revisão sistemática em bases de dados com o intuito de identificar teses, dissertações e artigos que tratam do tema. Foram identificadas duas teses, sete dissertações e vinte e nove artigos. Os resultados evidenciaram que os autores compartilham a ideia de que o estágio é algo central na formação de professores. Há uma preocupação com a potencialização das experiências vividas pelos estagiários. O estudo deu visibilidade a questões que precisam ser enfrentadas: o restrito diálogo entre universidade e escola; o papel do professor-colaborador e da escola básica como formadores; o acompanhamento aos estagiários por parte das instituições formadoras; a dicotomia entre teoria e prática e o privilégio muitas vezes dado a ações de teor utilitário.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Silvane Fensterseifer Isse, Centro Universitário UNIVATES
Doutoranda em Ciências do Movimento Humano - UFRGS; Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais - Centro Universitário UNIVATES
Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Published
2016-10-27
How to Cite
1.
Fensterseifer Isse S, Molina Neto V. Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema. JPhysEduc [Internet]. 2016Oct.27 [cited 2025Oct.10];27(1):e-2759. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145
Section
Review Articles