Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema
Palavras-chave:
Estágios. Desenvolvimento de pessoal. Educação física.
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as produções científicas que abordam a temática do estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física. Foi realizada uma revisão sistemática em bases de dados com o intuito de identificar teses, dissertações e artigos que tratam do tema. Foram identificadas duas teses, sete dissertações e vinte e nove artigos. Os resultados evidenciaram que os autores compartilham a ideia de que o estágio é algo central na formação de professores. Há uma preocupação com a potencialização das experiências vividas pelos estagiários. O estudo deu visibilidade a questões que precisam ser enfrentadas: o restrito diálogo entre universidade e escola; o papel do professor-colaborador e da escola básica como formadores; o acompanhamento aos estagiários por parte das instituições formadoras; a dicotomia entre teoria e prática e o privilégio muitas vezes dado a ações de teor utilitário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2016-10-27
Como Citar
1.
Fensterseifer Isse S, Molina Neto V. Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 27º de outubro de 2016 [citado 18º de dezembro de 2025];27(1):e-2759. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145
Edição
Seção
Artigos de Revisão
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









