Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema

  • Silvane Fensterseifer Isse Centro Universitário UNIVATES
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Estágios. Desenvolvimento de pessoal. Educação física.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as produções científicas que abordam a temática do estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física. Foi realizada uma revisão sistemática em bases de dados com o intuito de identificar teses, dissertações e artigos que tratam do tema. Foram identificadas duas teses, sete dissertações e vinte e nove artigos. Os resultados evidenciaram que os autores compartilham a ideia de que o estágio é algo central na formação de professores. Há uma preocupação com a potencialização das experiências vividas pelos estagiários. O estudo deu visibilidade a questões que precisam ser enfrentadas: o restrito diálogo entre universidade e escola; o papel do professor-colaborador e da escola básica como formadores; o acompanhamento aos estagiários por parte das instituições formadoras; a dicotomia entre teoria e prática e o privilégio muitas vezes dado a ações de teor utilitário.

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Biografia do Autor

Silvane Fensterseifer Isse, Centro Universitário UNIVATES
Doutoranda em Ciências do Movimento Humano - UFRGS; Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais - Centro Universitário UNIVATES
Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Publicado
2016-10-27
Como Citar
1.
Fensterseifer Isse S, Molina Neto V. Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 27º de outubro de 2016 [citado 18º de dezembro de 2025];27(1):e-2759. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145
Seção
Artigos de Revisão