A Ginástica Holística na flexibilidade de meninas de 10 a 12 anos.

  • Fernanda dos Santos Lopes Niaradi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Cecilia Guarnieri Batista Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Abstract

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da Ginástica Holística na flexibilidade da articulação lombar e pélvica de meninas entre 10 a 12 anos. Participaram 43 crianças do sexo feminino divididas em: 21 no grupo controle (GC) e 22 praticantes de Ginástica Holística no grupo experimental (GE), com 9 semanas de prática, uma vez por semana. A flexibilidade foi analisada através da fotogrametria (software SAPO) e pelo teste da distância do 3º dedo-solo (fita métrica). Utilizou-se estatística descritiva e inferencial com nível de significância de p < 0,05.  No teste 3ºdedo-solo, na comparação entre as medidas pré e pós- intervenção, a média para GC teve aumento de 2,9 cm, enquanto a média para GE teve redução de 7,7 cm na distância dedo-solo. Na medida do ângulo, a média para GC foi de 92º na medida pré-intervenção e de 81,8º na medida pós-intervenção, indicando um afastamento em relação ao padrão.  Para GE, a média foi de 86,8º na medida pré-intervenção e de 92,4º na medida pós- intervenção, indicando aproximação em relação ao padrão.  A comparação entre grupos mostrou diferença significativa entre os mesmos (p=0,0001).  A Ginástica Holística produziu aumento da flexibilidade das meninas de 10 a 12 anos. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Fernanda dos Santos Lopes Niaradi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, no programa Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação.

Trabalho com reeducação postural e desordens músculo-esquelético em clínica particular.

Published
2018-06-22
How to Cite
1.
Niaradi F dos SL, Batista CG. A Ginástica Holística na flexibilidade de meninas de 10 a 12 anos. JPhysEduc [Internet]. 2018Jun.22 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2954. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/37173
Section
Sport Training and Pedagogy