<b>Relações entre a atividade física, aptidão física, morfológia e coordenativa em crianças de 10 anos de idade</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.9206

  • Luis Paulo Rodrigues Instituto Politécnico de Viana do Castelo & CIDESD
  • João Paulo Saraiva Universidade do Minho
Palavras-chave: Desenvolvimento Motor, Atividade Física, Aptidão

Resumo

O sucesso no desenvolvimento motor resulta da interacção de diferentes factores, cujas relações carecem de conhecimento aprofundado. Entre estes factores, a aptidão física, a proficiência coordenativa, o perfil morfológico, e o envolvimento em atividades físicas, têm sido identificados como fundamentais no estabelecimento de estilos de vida optimizadores do desenvolvimento motor. O objectivo do presente estudo foi o de perceber como se estabelecem estas relações em crianças no final do 1º ciclo do ensino básico. Cento e quarenta crianças (52% rapazes; 48% meninas) foram avaliadas relativamente à Aptidão Física (bateria de seis testes), Morfológica (IMC), Coordenativa (KTK) e participação em Atividade Física (questionário de Baecke). Os resultados confirmaram as relações positivas entre a generalidade dos factores, embora com um perfil diferenciado por género. Contrariamente ao esperado, o nível de envolvimento em atividades físicas não revelou estar correlacionado com as outras aptidões avaliadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Paulo Rodrigues, Instituto Politécnico de Viana do Castelo & CIDESD
Coordenador Departamento Motricidade Humana Coordenador Curso Desporto e Lazer Coordenador Mestrado Promoção e Educação para a Saúde
João Paulo Saraiva, Universidade do Minho
Mestre Educação Física e Lazer
Publicado
2011-04-02
Como Citar
1.
Rodrigues LP, Saraiva JP. <b>Relações entre a atividade física, aptidão física, morfológia e coordenativa em crianças de 10 anos de idade</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.9206. JPhysEduc [Internet]. 2º de abril de 2011 [citado 13º de setembro de 2025];22(1):1-12. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9206
Seção
Artigos Originais