<b>Concordância entre os critérios para flexibilidade de crianças e adolescentes estabelecidos pela physical best e fitnessgram</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i2.13129

  • Gustavo Aires de Arruda UEL
  • Arli Ramos de Oliveira UEL
Palavras-chave: Amplitude de movimento articular, Aptidão física, Teste de “sentar-e-alcançar”

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a concordância entre dois critérios para flexibilidade de crianças e adolescentes, bem como entre os testes utilizados. A amostra foi composta por 59 meninos e 54 meninas, com idades entre oito e dezesseis anos, de uma mesma escola estadual de Londrina, Paraná - Brasil. Na coleta dos dados foram utilizados o Teste de “Sentar-e-alcançar” (PHYSICAL BEST) e o de “Sentar-e-alcançar” alternado (FITNESSGRAM) em um banco de dimensões específicas. Os resultados indicaram uma concordância moderada entre os critérios para meninas (K=0,594, P<0,001) e boa para os meninos (K=0,619, P<0,001). O atendimento dos critérios foi menor entre os meninos com o uso da PHYSICAL BEST. A concordância dos resultados nos testes esteve dentro de limites aceitáveis (96,3% a 98,3%), e foi verificada correlação de forte a muito forte (r=0,844 a r=0,914). A classificação nos critérios e os resultados obtidos nos testes parecem semelhantes.


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Biografia do Autor

Gustavo Aires de Arruda, UEL
Mestrando em Educação Física pelo programa associado UEM/UEL, Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Saúde – GEPAFIS, Bolsista CAPES
Arli Ramos de Oliveira, UEL
Professor Doutor do Departamento de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Londrina-UEL, Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Saúde – GEPAFIS, Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq
Publicado
2012-07-25
Como Citar
1.
Arruda GA de, Oliveira AR de. <b>Concordância entre os critérios para flexibilidade de crianças e adolescentes estabelecidos pela physical best e fitnessgram</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i2.13129. JPhysEduc [Internet]. 25º de julho de 2012 [citado 3º de novembro de 2025];23(2):183-94. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/13129
Seção
Artigos Originais