ACOPLAMENTO ENTRE INFORMAÇÃO VISUAL E OSCILAÇÃO CORPORAL EM CRIANÇAS COM DISLEXIA
Palavras-chave:
Dislexia. Postura. Percepção visual
Resumo
O objetivo do presente estudo foi examinar o relacionamento entre informação visual e oscilação postural em crianças com dislexia. Dez crianças com dislexia e 10 crianças sem dislexia permaneceram em pé dentro de uma sala móvel, que se manteve estacionária ou oscilou para frente e para trás nas freqüências de 0,2 e 0,5 Hz. A magnitude de oscilação corporal e o relacionamento entre o movimento da sala e a oscilação corporal foram examinados. Os resultados indicaram que crianças com dislexia oscilam mais que crianças sem dislexia. O movimento da sala desencadeou oscilação em todas as crianças, entretanto, o acoplamento entre oscilação corporal e a informação visual foi mais fraco e mais variado em crianças com dislexia. Estes resultados sugerem que crianças com dislexia conseguem utilizar informação sensorial para controlar uma ação motora, entretanto o fazem de forma mais variada que crianças sem dislexia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2008-05-13
Como Citar
1.
Dias JL, Barela JA. ACOPLAMENTO ENTRE INFORMAÇÃO VISUAL E OSCILAÇÃO CORPORAL EM CRIANÇAS COM DISLEXIA. JPhysEduc [Internet]. 13º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];18(2):137-45. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3270
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.