ACOPLAMENTO ENTRE INFORMAÇÃO VISUAL E OSCILAÇÃO CORPORAL EM CRIANÇAS COM DISLEXIA

  • Josenaldo Lopes Dias RESTINGA SECA - RS
  • José Angelo Barela UNESP
Palavras-chave: Dislexia. Postura. Percepção visual

Resumo

O objetivo do presente estudo foi examinar o relacionamento entre informação visual e oscilação postural em crianças com dislexia. Dez crianças com dislexia e 10 crianças sem dislexia permaneceram em pé dentro de uma sala móvel, que se manteve estacionária ou oscilou para frente e para trás nas freqüências de 0,2 e 0,5 Hz. A magnitude de oscilação corporal e o relacionamento entre o movimento da sala e a oscilação corporal foram examinados. Os resultados indicaram que crianças com dislexia oscilam mais que crianças sem dislexia. O movimento da sala desencadeou oscilação em todas as crianças, entretanto, o acoplamento entre oscilação corporal e a informação visual foi mais fraco e mais variado em crianças com dislexia. Estes resultados sugerem que crianças com dislexia conseguem utilizar informação sensorial para controlar uma ação motora, entretanto o fazem de forma mais variada que crianças sem dislexia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Angelo Barela, UNESP
Possui graduação em Licenciatura Educação Física e Técnico Desportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) , especialização em Desenvolvimento Humano e Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989) , mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Ph.D. Motor Development pela University of Maryland System (1997) . Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Membro de corpo editorial da Infant Behavior & Development, Membro de corpo editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (1413-9006), Membro de corpo editorial da Brazilian Journal of Motor Behavior, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Fisioterapia, Revisor de periódico da Fisioterapia em Movimento, Revisor de periódico da Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Revisor de periódico da Journal of Motor Behavior, Professor Assistente I da Universidade Cruzeiro do Sul, Revisor de periódico da Neuroscience Letters, Revisor de periódico da RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Revisor de periódico da Motriz (Rio Claro) e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Fisioterapia. Tem experiência na área de Educação Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: motor development, Perception-action, postural control Currículo Lattes
Publicado
2008-05-13
Como Citar
1.
Dias JL, Barela JA. ACOPLAMENTO ENTRE INFORMAÇÃO VISUAL E OSCILAÇÃO CORPORAL EM CRIANÇAS COM DISLEXIA. JPhysEduc [Internet]. 13º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];18(2):137-45. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3270
Seção
Artigos Originais