FATORES MOTIVACIONAIS EM ADOLESCENTES PARA PRÁTICA DE JAZZ

  • Maria Cristina Chimelo Paim ULBRA
  • Érico Felden Pereira UFSM
Palavras-chave: Motivação, Jazz, Adolescentes

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar quais os fatores motivacionais que levam as adolescentes a optar pela prática do jazz em escolas públicas e privadas e clubes sociais. Trata-se de uma pesquisa descritiva. Constituíram o grupo de estudos 68 meninas de 11 a 14 anos praticantes de jazz em escolas estaduais, municipais e particulares e clubes sociais de Santa Maria – RS. O instrumento de medida utilizado foi o Inventário de Motivação para prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998). Os resultados indicam que os fatores associados à saúde e competência desportiva são mais relevantes para a motivação à prática do jazz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cristina Chimelo Paim, ULBRA
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), especialização em pesquisa: aprendizagem motora (1999), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunta da Universidade Luterana do Brasil/ campus de Santa Maria. Coordenadora dos Estágios Curriculares Supervisionados e TCC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Psicologia do Esporte e de Atividades Físicas no Ensino Formal e Informal, estudos de Gênero, Pratica Padagógica em Educação Física Escolar, atuando principalmente com seguintes temas: esportes, lazer, desenvolvimento e aprendizagem motora, prática pedagógica, temperamento e gênero Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Paim MCC, Pereira Érico F. FATORES MOTIVACIONAIS EM ADOLESCENTES PARA PRÁTICA DE JAZZ. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];16(1):59-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3404
Seção
Artigos Originais